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terça-feira, 9 de setembro de 2008

RS também terá parte da plataforma P-55

Saiu na coluna do Jornalista Políbio Braga:
A P-55 virá para Rio Grande. O que começou no Recife foi o corte do aço para a construção do casco da plataforma da Petrobrás.
Para Rio Grande virão as encomendas de alguns dos módulos e a montagem da plataforma sobre o casco, algo semelhante ao que ocorreu com a P-53.
Eis o que disse o ex-governador Germano Rigotto, com quem o editor conversou sobre o assunto:
- Falei com o Walter Torre (W. Torre) na última reunião do Conselhão, em Brasília. Ele me disse que a montagem da P-55 ocorrerá no dique seco que está em construção em Rio Grande.
A idéia e os primeiros empreendimentos do Pólo Naval de Rio Grande ocorreram durante o governo Rigotto, que acompanha tudo de perto. Yeda pegou o peão na unha e faz de tudo para que fique tudo no RS.
Só no final de setembro sairá de Rio Grande a P-53. Ela irá para a Bacia de Campos. Entrará imediatamente em serviço. Preste atenção – O primeiro corte do aço no caso da P-55, marca o início da construção dos navios do Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro. Ao todo, serão 49 navios. Foi de olho neste butim que resultou instalado o Pólo Naval de Rio Grande.
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Conheça os planos da VCP para o RS

Se você quiser saber mais sobre os planos da VCP para o RS, vá até a Abimaq nesta sexta-feira ao meio dia.
Vão atender os interessados os diretores Campos Valério e Mendes Filho.
A VCP está prestes a anunciar que fará em Rio Grande seu mega-investimento de US$ 2 bi em florestamento e celulose.
Abimaq: (51) 3364.5643.
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Entrevista Rodrigo Miranda/ Schottel do Brasil



Uma das empresas que vão estar presentes na Feira Internacional "Shipbuilding, Machinery & Marine Technology - SMM", é a Schottel. Abaixo, transcrevemos a entrevista realizada com Rodrigo Miranda, gerente de projetos e venda da Schottel do Brasil, que está publicada no site da Revista Conexão Marítima, que estará presente em Hamburgo na cobertura da SMM.



Conexão Marítima: O mercado naval no Brasil está crescendo. Rio Grande (RS) está se tornando em um segundo Pólo Naval no Brasil. No Nordeste, em Suape, investimentos pesados estão sendo feitos na construção do estaleiro Atlântico Sul. Como conseqüência, os investimentos geram bons negócios no segmento de propulsores para embarcações. Nesse aspecto, como está a Schottel no Brasil?


Miranda: Estamos muito bem posicionados, com diversos projetos tanto na área de apoio marítimo quanto na área de apoio portuário. O momento é realmente muito bom e estamos preparados para atender os nossos parceiros.


CM: Como a empresa está acompanhando os investimentos que estão sendo feitos em Rio Grande pela Petrobras, na construção da Plataforma P-53, do dique seco, que também vai ser sede da única fábrica de cascos do mundo?


Miranda: Este investimento assim como os outros que estão sendo feitos no Brasil são muito promissores. Todas estas encomendas, desde plataformas a barcos de apoio, estão ajudando o país a ser forte novamente na indústria naval.


CM: A empresa comemora, este ano, 30 anos de atividades no país e produz atualmente sistemas de propulsão azimutal. Com está este mercado no país?


Miranda: A demanda por sistemas azimutais atualmente é muito alta, visto que as novas encomendas da Petrobras especificam este sistema em todos os tipos de embarcações, além do que, ele é amplamente utilizado também para embarcações de apoio portuário.


CM: Um estudo da IMO sobre os gases causadores do efeito estufa estima que as emissões da frota global vão aumentar nos próximos 20 anos com a demanda de navios maiores e mais rápidos. As empresas estão focadas no alto preço dos combustíveis e na redução da emissão de poluentes. A Schottel tem programas específicos para minimizar a emissão de poluentes?


Miranda: Nosso sistema para atender esta crescente demanda se chama Combi Drive, que é um azimutal diesel elétrico. Esse sistema tem menos perdas mecânicas que o azimutal tradicional, seu design é mais compacto, além de ser mais econômico no consumo de combustível.


CM: Qual a expectativa da empresa para os próximos anos no Brasil?


Miranda: A nossa expectativa é de crescimento de demanda por novos projetos e conseqüentemente por serviços. Para atender este crescimento de mercado estamos abrindo uma nova filial no Rio de Janeiro. Esta filial será responsável por todos os novos projetos da SCHOTTEL do Brasil na América do Sul. Para a parte de serviços, estamos aumentando o quadro de colaboradores em diversas áreas da empresa para que possamos atender os nossos clientes da melhor maneira possível.

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Cerca de 50 mil pessoas são esperadas na SMM em Hamburgo

Cerca de 1 800 expositores de todo o mundo vão participar da Feira Internacional "Shipbuilding, Machinery & Marine Technology - SMM", uma das feiras mais importantes para o setor da Construção e Reparação Naval da Europa, que será realizada de 23 a 26 de Setembro em Hamburgo, na Alemanha.

A revista Conexão Marítima estará presente na Feira a convite da empresa Schottel do Brasil., Representarão a Revista, o diretor Leandro Ramis e o editor Diniz Júnior. A equipe vai realizar um especial sobre a Feira e enviar notícias diárias para o site,além de preparar uma edição especial do evento.


A empresa é subsidiária da alemã Schottel, com larga tradição nos campos de engenharia mecânica, hidrodinâmica e de sistemas elétricos. No Brasil, a Schottel está sediada no município de Cachoeirinha, no Rio Grande do Sul, e também possui um escritório no Rio de Janeiro.


A Schottel do Brasil desenvolveu um novo sistema de propulsão para rebocadores e o segmento offshore. Trata-se do Combi Drive Schottel, muito usado em embarcações de apoio marítimo. As primeiras unidades chegam ao mercado brasileiro até o final deste ano.

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