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sábado, 22 de agosto de 2009

E o lixo chegou ao Reino Unido

Ao que parece o primeiro capítulo da novela O LIXO EUROPEU, foi encerrado. Chegou na sexta-feira no porto de Felixstowe, em Suffolk, na Inglaterra, o navio carregado com 71 contêineres com lixo exportado indevidamente ao Brasil. Os demais 18 contêineres devem retornar mais tarde. A denúncia, que teve repercussão internacional, foi feita pela Revista Conexão Marítima (http://www.conexaomaritima.com.br/).

O assunto foi abordado pela imprensa britânica: os sites dos jornais The Guardian, The Times e até o sensacionalista Daily Mail, por exemplo, noticiaram a chegada do navio e o andamento das investigações, já iniciadas pela agência.

Fica uma pergunta: se esse caso não se tornasse público, não fosse denunciado e não tivesse tido a repercussão que teve, esses contêineres seriam devolvidos para a Europa?

As providências tomadas pelas autoridades brasileiras são importantes, mas insuficientes ao meu ver. Não adianta o ministro do meio ambiente Carlos Minc visitar os portos de Santos e Rio Grande, posar para fotógrafos e cinegrafistas, virar manchete. Se faz necessária uma ação mais forte a nível de Itamaraty.O lixo é caso de saúde pública e não pode ficar lacrado em contêineres nos portos brasileiros. E pior: o Brasil já está incluído no rol dos destinatários de todo tipo de lixo.

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Diário de Bordo


Também é boa a iniciativa da RBS TV RIO GRANDE em crirar o blog Diário de Bordo, que apresenta as reportagens exibidas no Jornal do Almoço e RBS Notícias. Tudo para integrar a comunidade que pode participar com envio de sugestões. Parabéns a equipe liderada por Norton Fabrízio. Toda a iniciativa em prol da boa informação tem que ser saudada.


Equipe de Telejornalismo RBS TV RIO GRANDE


Mauricio.Gasparetto (apresentador e repórter), Cristiane Silva (apresentadora e repórter), Roger Albernaz (cinegrafista), Carlos Esperon (cinegrafista) e Thaís Abrão (estagiária), Julieta Amaral, repórter e coordenadora de Telejornalismo.




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Lulismo ou Peleguismo?




Senador Aloísio Mercadante do PT na quinta-feira:

" Minha renúncia é em caráter irrevogável".


Aloísio Mercadante na sexta-feira:

" Eu não tenho como dizer não ao presidente" .

Foram manchetes do jornal Zero Hora de sábado.

Lulismo, ou peleguismo? A Revista Veja desta semana aborda essa questão que envergonha o país. A Veja diz que Lula " empalhou" o PT. A Veja destaca: Ao reduzir moralmente seu partido e abrir mão de aliados históricos, como foi o caso da ex-ministra Marina Silva, que deixou o PT por discordar dos caminhos trilhados, o presidente Lula certamente tem em mente um plano auspicioso. Difícil talvez seja convencer as pessoas de como algo que se imagina virtuoso possa passar pela salvação do senador José Sarney.


Lula acredita que fez o melhor governo da história do Brasil e quer provar isso elegendo o sucessor. Apesar da resistência do PT, o presidente escolheu a ministra Dilma Rousseff para o papel de candidata, e está empenhando sua imensa popularidade numa pré-campanha que começou há meses.


O governo precisa do PMDB para viabilizar seu projeto de poder. É nessa hora que aparece a fatura pesada. Se para quitá-la for preciso fazer alguns sacrifícios, como defender corruptos ou enfraquecer o partido que levou Lula ao poder, segue-se em frente, sem nenhum constrangimento.
A foto montagem acima é da Revista Veja
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Cerco aos fumantes

Boa a iniciativa da vereadora de Rio Grande, Lu Compiani em realizar em seu blog uma enquete com a seguinte pergunta: Você é a favor de uma lei que regulamente o consumo de cigarros e assemelhados em lugares públicos ? Fumante que sou, farei campanha pelo SIM.Sou favorável a lei por não fumar em locais públicos. Quem quiser votar é só acessar o blog http://www.lucompiani.blogspot.com/.

Recentemente, o diretor de uma empresa irlandesa causou polêmica na União Européia por ter colocado um anúncio de emprego que dizia: "fumantes não precisam enviar currículos".

Ele alegava que, ao contratar profissionais fumantes, as empresas estão correndo riscos em relação à sua própria saúde financeira, já que esses profissionais faltam mais ao trabalho por doenças menores e ainda apresentam mais riscos de sofrerem doenças crônicas, o que pode aumentar os custos dos seguros de saúde para o patrão.

Cerca de 20% das grandes empresas nos EUA já dão descontos nos planos de saúde a funcionários não-fumantes, e a prática vem ganhando popularidade no hemisfério norte.

O mesmo vale em relação à não aceitação de fumantes em processos de seleção. Mas cuidado. Vale o alerta do professor Renato Rua de Almeida, da PUC de São Paulo, advogado especializado em legislação trabalhista, as empresas devem tomar cuidado com o preconceito:


No Brasil, se um profissional estiver apto para disputar um cargo e for dispensado da seleção por ser fumante, ele pode entrar com uma ação em juízo pedindo indenização por danos morais e discriminação”, explica. “E se a empresa divulgar que não aceita candidatos fumantes, ela também pode sofrer sanção do ponto de vista trabalhista, já que seria discriminação, inconstitucional e ilegal, inclusive com autuação administrativa e representação perante o Ministério do Trabalho, com pagamento de multa”.
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A Bélgica mira o Brasil


Dirk Becquart,diretor Comercial do Porto de Ghent, apresentou em suas palestras informações interessantes sobre o porto belga. Deixou claro que a Bélgica está voltada para realizar negócios com o Brasil, e a busa de novos clientes já começou.

Ele informou que a cada 5 toneladas que chegam em Ghent, uma tonelada vem do Brasil. Disse também que a cada três semanas tem uma linha regular com o porto de Santos no transporte de sucos,e cargas de projetos e de contêineres.
" Em 2008 movimentamos 47 milhões de toneladas. Estamos próximos de um dos maiores mercados consumidores do mundo. O porto de Ghent é um centro de distribuição de mercadorias.Operamos cargas de vários países do mundo", concluiu Becquart.
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Porto de Ghent foi uma das atrações

O porto de Ghent, situado na maior cidade universitária da região de Flanders na Bélgica, foi um dos temas do Navegar 2009. A Conselheira Econômica e Comercial da Flanders Investment & Trade, Mieke Pynnaert, juntamente com o diretor comercial do porto de Ghent, Dirk Becquart, estiveram presentes no evento.Para Pynnaert, são vários os setores da economia brasileira que podem atrair o mercado belga. Ela destacou o mercado das commodities agrícolas. Mieke Pynnaert visitou o porto de Rio Grande e fez o seguiinte comentário: “Gostei muito. Foi a primeira vez que o visitei. Entre o porto de Ghent e o porto gaúcho existem muitas semelhanças. Rio Grande tem muito para expandir seus negócios".
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Trabalho reconhecido


O trabalho que a Revista vem realizando, foi reconhecido pelo Secretário de Infraestrutura e Logística do Estado, Daniel Andrade, no discurso de encerramento do Navegar 2009. Andrade elogiou a iniciativa da Revista Conexão Marítima em reunir todos os players envolvidos com a questão da logística no transporte do estado. “Essa iniciativa possibilita sabermos como cada modal pode contribuir para melhoramos nossas logísticas. Um dos aspectos que nos afastou da hidrovia, foi a questão da integração modal. Ficamos de costas para a navegação interior e perdemos espaço para o rodoviário”, destacou Andrade.
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Fomentando o Rio Grande do Sul

A edição 2009 do Navegar (evento promovido pela Revista Conexão Marítima) ocorrido de 11 a 13 de agosto, foi um sucesso e neste ano teve um formato diferente de anos anteriores, buscando uma maior aproximação com os mercados atual e futuro. O Congresso Internacional, teve apresentações de Câmaras de Comércio Internacionais, bem como Palestras e Cases de Expertises mundiais e nacionais (Portos de Ghent, na Bélgica, Houston (EUA), Puerto Madero (Argentina), entre outros. Neste ano teve um espaço para um show-room de demonstração de produtos e serviços aos clientes e mercado como um todo. Como destacou o diretor da Revista Jayme Ramis. " Estamos gratificados em poder contribuir para o desenvolvimento de novos rumos da navegação interior".

Aliás, a Conexão Marítima tem desenvolvido seu papel de fomentar os negócios no Rio Grande do Sul na área de Comércio Exterior. Foi assim, o ano passado em Hamburgo, na Alemanha, onde participou da maior Feira Naval da Europa, sempre divulgando o Estado e o porto gaúcho; em fevereiro deste ano, na Holanda, onde a equipe visitou Roterdã, Amsterdã e Haia, a capital da Holanda; e em junho deste ano, novamente em Hamburgo, onde Jayme Ramis palestrou para empresários europeus sobre o Polo Naval de Rio Grande
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A Revista foi convidada pela Business with Brasil Ltd. & Co.KG. Não há, com certeza, veículo de comunicação no Estado gaúcho que promova o Rio Grande do Sul e o porto de Rio Grande, no exterior e pelo Brasil afora.
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domingo, 2 de agosto de 2009

Gerenciamento de Contratos em obras de Infraestrutura (2)

Para discutir esse tema o escritório Emerenciano, Baggio e Associados - Advogados e a Navigant Consulting promoverão em Rio Grande no dia sete de agosto o 1º Encontro sobre “Gerenciamento de Contratos em obras de Infraestrutura - Prevenções e Soluções para Conflitos”. O evento será realizado na Câmara de Comércio da Cidade do Rio Grande (RS).

Os palestrantes serão Fernando Henrique da Cunha, coordenador da área de Infraestrutura do escritório e Sandro Cunha, da Navigant Consulting, Inc, consultoria que atua na América do Norte, Europa e Ásia em soluções de crise nas empresas, planejamento empresarial e análise de riscos em negócios de diversas áreas.Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 3035 4004.
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Gerenciamento de Contratos em obras de Infraestrutura será tema de almoço em Rio Grande (RS)

Em contratos de engenharia e construção, empresas contratantes e contratadas afirmam que projetos são entregues dentro do prazo especificado, cumprem prazo, fazem construções de altíssima qualidade com preços muito competitivos evitando problemas de parte a parte. Você acredita que isso é realmente acontece? Mesmo as empresas mais experientes costumam conviver com problemas para si e para a outra parte.

Em decorrência disso, diversas questões jurídicas e técnicas são discutidas e negociadas diariamente. Cada vez mais verifica-se que o Esqueleto Contratual (Escopo, Preço e Prazo) encontra-se em dissonância com o projeto e o significativo aumento de resultados insatisfatórios, evidencia eventuais problemas estratégicos durante a administração do contrato.

Para o executivo Fernando Henrique Cunha da Emerenciano, Baggio e Associados – Advogados, nos dias de hoje é fundamental o desenvolvimento de um planejamento e controle dos projetos observando as especificidades de cada um.Não há mais possibilidade de negociar a execução de um projeto sem visualizar claramente quais serão os riscos envolvidos no Projeto e quais serão as medidas mitigatórias que devem ser contempladas antes do início de qualquer projeto. “Nossa missão é ajudar às partes contratantes a mitigar riscos e exposições desnecessárias que sempre ocasionam dificuldades em todas as fases que envolva o projeto seja antes, durante e após a execução dos contratos” destacou Cunha.
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Minc: Máfia pode estar enviando lixo


Antes do Ministro do Meio Ambiente embarcar no avião de volta ao Rio de Janeiro, fiz uma rápida entrevista (foto) onde ele revelou que o governo investiga também a possibilidade da máfia italiana estar enviando lixo doméstico para o Brasil, conforme já foi denunciado por essa coluna e pela Revista Conexão Marítima.Carlos Minc revelou que as investigações também vão para essa linha.

A Itália produz 80 milhões de toneladas de resíduos ao ano, entre lixo urbano e dejetos perigosos, das quais 35 milhões estão nas mãos de organizações criminosas, como a “cosa nostra” da Sicília, “La ‘ndreghetta reggina” da Calábria, a “sacra corona” de Puglia, ou a “camorra” napolitana, encarregadas da coleta, armazenamento e reciclagem.


Segundo o escritor Roberto Saviano ( que escreveu o livro Gomorra, que denuncia a ação da máfia), os traficantes falsificam certificados de modo que a carga perigosa se transforme em lixo domiciliar e alteram permissões de transporte para trasladá-los de uma região a outra e descarregá-los em canteiros de construção, parques naturais protegidos, rios, cavernas, escavações em montanhas, terrenos agrícolas e no mar, além de enviar para países do terceiro mundo.
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O Rio-grandino Jim Porto é a sensação do bairro mais boêmio de Roma

O mais ilustre representante da música popular brasileira, em Roma, vive no lado boêmio da cidade: Trastevere, que está além do Tevere, o rio Tibre dos antigos romanos.

Foi no bairro tão valorizado por cronistas e poetas que Jim Porto chegou há 30 anos para o seu primeiro show no país. Ele foi destaque de uma reportagem exibida sábado no Telejornal Hoje.

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E o lixo foi embora

Finalmente parte do lixo enviado pela Inglaterra para o Brasil foi embora. O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, chegou no sábado ao Porto de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, para acompanhar o embarque de 40 contêineres de lixo doméstico para o Reino Unido. A carga de resíduos de origem inglesa será levada para o porto de Felixstowe, na Inglaterra, no navio MSC Oriane. Toda a operação vai custar cerca de R$ 600 mil (300 mil dólares) para as cinco empresas que foram identificadas como responsáveis pela importação e transporte ilegal do lixo. O Jornal Nacional deu destaque em sua edição de sábado em reportagem feita pela jornalista Patrícia Cavalheiro.

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