Páginas

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Os investimentos de florestas e celulose no RS



Há menos de dois anos (antes da crise global de setembro de 2009), o RS tinha como certo receber três mega-investimentos nas áreas de florestamento e fabricação de celulose e papel, cada um deles de US$ 1,5 bilhão. O valor é impensável.. Nem a GM ousou investir tanto quando chegou ao RS.. Os empreendimentos anunciados com pompa e circunstância no Palácio Piratini, ainda durante o governo Rigotto, foram os seguintes (as localizações das novas indústrias):- Aracruz (expansão em Guaíba).- Stora Enso (Metade Sul, mais para a Fronteira Oeste).- VCP (Granja 4 Irmãos, Rio Grande).


A crise mudou tudo.Todos recuaram. Pior mesmo é que Aracruz e VCP foram para uma fusão e a empresa resultante da fusão, a Fibria, vendeu seus ativos de Guaíba.O fato é que parou tudo.. Nos últimos dias, a sucessora da Aracruz-Fíbria em Guaíba anunciou a retomada dos invedtimentos. Isto já foi anunciado. O governo estadual também aposta no retorno da VCP (Fibria) ao RS e da Stora Enso. As razões:1) em Rio Grande, homens da Fibria voltaram a focar na Granja 4 Irmãos.2) a Stora Enso viu suas pretensões de se instalar no Uruguai repelidas pelo novo governo socialista (o novo governo quer melhorar suas relações com os argentinos, incomodados com as plantas de celulose localizadas em Fray Bento, à beira do Prata).
O brasileiro Otávio Pontes confirmou que a empresa tomará uma decisão até meados do ano continua interessada no Uruguai (pelo menos até que deixe de continuar e volte a considerar a vizinhança, a Fronteira Oeste do RS).
Leia Mais

Mais investimentos para Rio Grande



Algumas observações do novo presidente da Câmara do Comércio do Rio Grande, Paulo Somensi:


“Na longa historia desta casa, grandes e ilustres rio-grandinos me antecederam. Eu gostaria de, pelo menos, me igualar aos grandes feitos que eles realizaram, procurando conduzir a entidade no sentido que ela possa ser um fórum de discussão para que possamos gerar em Rio Grande mais riqueza, mais empregos”.



“Nós queremos ser parceiros das entidades co-irmãs, queremos ser parceiros também dos poderes constituídos. É evidente que Rio Grande passa por um momento especial, temos recebido importantes investimentos e nós não podemos ficar agora aplaudindo o que já aconteceu, devemos , sim, trabalhar cada vez mais para conseguir melhores investimentos”.
Leia Mais

Nova diretoria II


Paulo Somensi disse que em sua gestão pretende desenvolver um trabalho a altura do que os associados esperam. Dando continuidade à reforma do prédio da Câmara e firmando parcerias com entidades que possam vir a favorecer o crescimento do Município. Ele também disse que por sua história, a mais antiga Câmara de Comércio do Estado possui uma grande representatividade no desenvolvimento do Rio Grande e o objetivo, enquanto estiver na presidência, será dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido nos últimos anos.
Leia Mais

Câmara do Comércio com nova diretoria



Foi empossada a nova diretoria da Câmara de Comércio do Rio Grande,a mais antiga do Estado. Os novos diretores foram eleitos por aclamação como chapa única concorrente por sugestão do então presidente, João Nelson Espíndola Touguinha.

O novo presidente, que assumiu a diretoria da Câmara de Comércio, é o agropecuarista e comerciante Paulo Somensi ( foto), proprietário das lojas Rio Grande Máquinas em Rio Grande e Dismóvel Moveis para Escritório em Pelotas. Também fazem parte do corpo diretivo, Renan Guterres Lopes como 1° vice-presidente, Clovis Klinger como 2° vice-presidente, José Antônio Estima como 1° secretário, Ivone de Carvalho da Rosa como 2ª secretária, Norton Fabrizio como 1° tesoureiro e Domingos Mário Ramos como 2° Tesoureiro. Outros 15 associados foram empossados para compor o conselho fiscal.
Leia Mais

sábado, 9 de janeiro de 2010

Faxina no fundo mar

por Diniz Júnior com fotos de Guga VW

_MG_2238 A dragagem em Rio Grande vai ampliar em 30% a capacidade de movimentação de cargas

Desde agosto deste ano, a dragagem está sendo feita nos canais de acesso ao porto gaúcho. Com esta obra, a profundidade do canal de acesso ao porto passará dos 14 para 18 metros no canal externo (fora dos Molhes da Barra) e de 14 para 16 metros no interno (entre os Molhes e o Píer Petroleiro).

O consórcio da Jan de Nul e Odebrecht foi contratado pelo Ministério dos Portos para realizar o serviço, que consiste num investimento de R$ 196 milhões, dos quais R$ 147 milhões provenientes do governo federal, por meio do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), e R$ 48,5 milhões de contrapartida do Governo do Estado.

O aprofundamento do canal possibilitará que os grandes navios (Pós-_MG_2311Panamax) que já operam em Rio Grande e não utilizam sua capacidade máxima de carga devido ao calado atual, possam completar sua carga, o que reduzirá significativamente os custos de frete. Esses navios operam com carga média de 60 mil toneladas. "Com a dragagem, Rio Grande se credencia para ser um hub port (porto concentrador) de cargas para o Brasil, Argentina e Uruguai", diz o diretor da Odebrecht Serviços de Engenharia, Mauro Darzé. No cais público, a dragagem prevista pelo Estado aumentará a capacidade de carga das embarcações de 40 mil para quase 60 mil toneladas.

A responsável pela limpeza dos canais é uma gigante que tem 157, 7 metros de comprimento e 27,8 metros de largura. Conta com dois tubos de sucção com 1,1 metro de diâmetro, podendo dragar a uma profundidade máxima de 54,5 metros.

_MG_2353

A draga Juan Sebastián de Elcano foi construída na Espanha e é a maior em operação na América Latina. Ela deverá trabalhar por um ano, tirando 450 mil metros cúbicos de sedimentos por semana. Cerca de 18 milhões de metros cúbicos estão sendo lançados a 20 quilômetros do canal, em alto mar. “ É a maior operação de dragagem já efetuada no Brasil, com recursos do PAC”, comenta o holandês Marcos Roks, diretor comercial da Jan de Nul no Brasil.

Com capacidade de armazenar 16,5 mil metros cúbicos de sedimentos extraídos do fundo do mar por dois grandes aspiradores, a embarcação faz doze viagens por dia do ponto de escavação ao local onde o material é descarregado, a 20 quilômetros da costa.

A tripulação da Juan Sebastián de Elcano é formada por 32 pessoas que se revezam em três turnos durante 24 horas por dia, sete dias por semana.

Os 15 brasileiros, todos gaúchos das cidades de Rio Grande, Pelotas e São Lourenço do Sul, ficam três semanas a bordo e três em terra, enquanto 18 belgas, holandeses e croatas cumprem períodos de seis semanas na draga e o mesmo intervalo em seus países de origem. Para suportar o isolamento prolongado, dispõem de uma boa infraestrutura, com alojamentos individuais, academia de ginástica, restaurante e até um "pub" para descontrair. Apesar das várias nacionalidades, o idioma que predomina é o inglês.

_MG_1882

No comando da logística operacional, está o argentino Martin Urbieta, engenheiro de 26 anos, há um ano na Jan de Nul. Segundo ele é necessário muita organização e precisão para atender escalas de serviços, fornecimento da alimentação para a draga e tudo que se refere a parte operacional. “É um trabalho desafiador e interessante”, revelou o argentino da Província de Formosa.

_MG_2153

Com 30 anos de experiência no comando de dragas, e no currículo dragagens nos principais portos da Europa, o holandês Cornelis Goedknegt, de 53 anos fala com orgulho do trabalho. Para ele, o maior desafio na dragagem do porto gaúcho, é realizar o trabalho de profundidade e ao mesmo tempo controlar as mudanças repentinas dos ventos e das marés.

“ A atenção tem que ser redobrada, por causa do movimento intenso de entrada e saída de navios”, disse Goedknegt. Apesar da maioria da tripulação ser europeia, o comandante destaca a troca de experiências. “ Estamos aprendendo algumas palavras em português e os brasileiros estão aprendendo a falar inglês. É uma verdadeira torre de babel”, concluiu o holandês.

_MG_1903 Na faxina realizada no fundo do mar, nada escapa da potente draga que tem um gerador capaz de fornecer energia elétrica para uma cidade com cerca de 300 mil habitantes. Em apenas uma hora de navegação, foram retirados dos canais grande quantidade de lixo como redes de pesca, hélices de navios, pneus, restos de embarcações e cordas.

Obs.: A reportagem impressa está na Revista Conexão Marítima (www .conexaomaritima.com.br)

jandenul_[1] http://www.jandenul.com/

Leia Mais

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Porto da Antuérpia



A Antuérpia é o segundo maior porto da Europa para o frete marítimo internacional e de classe mundial. As mercadorias também são armazenados, reembaladas, expedidos e, em seguida, distribuídos aos seus destinos finais a partir de Antuérpia.


Está realizado na região central no Noroeste da Europa, o que o torna um porto com uma localização preferida, oferecendo excelente acesso aos principais centros industriais europeus e um grande potencial consumidor base. Comparado a outros portos da Europa Ocidental, a Antuérpia tem uma relação bem equilibrada de exportação para as importações para a maior parte dos tipos de carga.
Leia Mais

Porto de Zeebruges



O porto de Zeebruges é o único porto em Flanders no marEm 2008 movimentou 42 milhões de toneladas. É um centro europeu para a indústria automobilística .Opera com transporte de gás natural do Mar do Norte através de tanques-depósitos. Zeebrugge está entre os portos mais rápidos da Europa. O tráfego de carga, por conseguinte, tem aumentado espetacularmente em Zeebrugge: anualmente, cerca de 10.000 navios ancorados no porto, enquanto capacidade de carga passou de 14 milhões de toneladas em 1985 para 42 milhões de toneladas em 2007.
Leia Mais

O Porto de Ghent



Ghent está localizado numa região estratégica, e conecta-se ao interior da Europa por meio de uma extensa rede de hidrovias e ferrovias de Flanders. Além disso, os aeroportos de Bruxelas e Ostende ficam bem próximos à malha ferroviária e ao sistema de rodovias. Ainda pesam a favor de investimentos estrangeiros três particularidades da legislação belga: a facilidade para se abrir uma empresa no país, o conjunto flexível de normas aduaneiras e o incentivo fiscal.
Leia Mais

A Bélgica e o Brasil



Mieke Pynnaert (foto) e Claudia Rolim da Flanders Investment&Trade, estão envolvidas com a missão de jornalistas brasileiros que visitarão a Bélgica dia 28 de fevereiro até o dia 5 de março. A Revista Conexão Marítima estará participando dessa missão. A idéia é que os jornalistas conheçam a infraestrutura daquele país em portos, logística e energia, especialmente a região de Flandres, onde estão localizados os portos da Antuérpia, Zeebrugee e Ghent. A região é a rota ideal para o exportador brasileiro e para as empresas de logística entrarem no mertcado europeu.



A Flanders Investiment & Trade (FIT) ,agência do governo belga com mais de 70 escritórios internacionais, responsável por apoiar empresas do país a fazerem negócios no exterior e também por dar suporte às empresas estrangeiras que queiram entrar na Bélgica, é a reponsável pela divulgação da região para o mundo.É a FIT que expõe os bons motivos para as empresas brasileiras utilizarem os portos belgas.
Leia Mais

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Uma vida dedicada ao Porto


O engenheiro Jayme Ramis foi empossado como diretor-superintendente do porto de Rio Grande no dia 23 de dezembro passado em Porto Alegre.
A solenidade de posse em Rio Grande será na próxima quinta-feira às 11 horas da manhã na sede da Superintendência do Porto. Ramis se aposentou, em 1998.
Na época , era diretor de planejamento do porto e recém tinha sido colocada em prática a Lei de Modernização dos Portos (Lei 8.630). Abaixo, o currículo do novo superintendente do porto gaúcho:


CURSOS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL


GRADUAÇÃO:

- Curso Primário, cursado na Escola Normal Juvenal Müller - Rio Grande/RS, no período de 1.960 a 1.964.

- Curso Ginasial, cursado no Colégio Estadual Lemos Júnior - Rio Grande/RS, no período de 1.965 a 1.968.

- Curso Científico, cursado no Colégio Estadual Lemos Júnior - Rio Grande/RS, no período de 1969 a 1972.

- Engenheiro Civil, formado pela Fundação Universidade do Rio Grande - Rio Grande/RS em 17/12/77


CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO, EXTENSÃO E APERFEIÇOAMENTO:

- Curso de Pós Graduação a nível de Especialização em Comércio Exterior, ministrado pela Fundação Universidade do Rio Grande, no período de março de 1.994 a julho de 1.996.

- Curso de formação em conversação em inglês, desenvolvido no Instituto de Idiomas Yázigi, no período de 1.967 a 1.976.
- Curso de relações humanas, chefia e liderança na empresa, promovido pelo Centro de Treinamento Portuário da Empresa de Portos do Brasil S.A., realizado de 20 a 22 de outubro de 1.983, com duração de 12 horas/aula.

- Curso de desenvolvimento gerencial, promovido pelo Centro de Treinamento Portuário da Empresa de Portos do Brasil S.A., realizado de 06 a 10 de dezembro de 1.983, com duração de 20 horas/aula.


- Curso de conceitos básicos de computação, promovido pela Fundação Universidade do Rio Grande/RS, realizado de 11 a 14 de novembro de 1.985 com duração de 10 horas/aula.

- Curso de licitação da administração pública, promovido pela Fundação Para o Desenvolvimento de Recursos Humanos, realizado de 18 a 19 de junho de 1.992, com duração de 16 horas/aula.

- Curso Internacional “WORKSHOP - O DESAFIO DOS PORTOS DE TERCEIRA GERAÇÃO NA AMERICA LATINA”, ministrado pelo CENTRO TRAINMAR BRASIL, no período de 13.12 a 16.12.1.994.



- Curso Internacional “ CONTAINERS AND HANDLING SYSTEMS ", ministrado pelo CENIRO TRAINMAR BRASIL, no período de maio de 1.995.

- Curso Internacional “ CONCEPÇÃO, ESTRUTURAÃO E DESENVOLVIMENTO DE TERMINAIS DE CONTÊINERES ”, ministrado pelo CENTRO TRAINMAR BRASIL, no período de 28.08.95 a 01.09.95.

-- Curso Internacional “ADMINISTRAÇÃO DAS OPERAÇÕES DE TERMINAIS DE CONTÊINERES ", ministrado pelo CENTRO TRAINMAR BRASIL, no período de setembro de 1.996.

- Curso Internacional “MARKETING DOS SERVIÇOS PORTUÁRIOS ", ministrado pelo CENTRO TRAINMAR BRASIL, no período de maio de 1.997.

- Curso sobre Fraude Documentária, promovido pelo Grupo PLANES, realizado em Porto Alegre, Hotel Ritter, período de 10 a 11 de junho de 1997, com duração de 16 horas/aula.


-- Curso Internacional COTAPO - “CUSTOS E TARIFAS PORTUÁRIAS ", ministrado pelo CENTRO TRAINMAR BRASIL, no período de abril de 1.998.

FEIRAS, CONGRESSOS E SEMINÁRIOS


- I INTERCON - INTERCÂMBIO TÉCNICO DE TERMINAIS DE CONTAINERS, realizado em Rio Grande, no período de 16 a 18 de junho de l.987, com duração de 20 horas/aula, promovido pelo Centro de Treinamento Portuário da Empresa de Portos do Brasil S.A.

- XI SEMINARIO DE UTILIZAÇÃO DE TERMINAIS RETROPORTUARIOS, promovido pela ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE TERMINAIS PRIVATIVOS - ABTP, realizado em Rio Grande/RS, na Câmara de Comércio em junho/92.

- VII FENASOFT - FEIRA NACIONAL DE INFORMÁTICA, realizada no período de 20 a

23 de julho de 1. 993, no Parque Anhembi em São Paulo/SP.

- VIII FENASOFT - FEIRA NACIONAL DE INFORMÁ TICA, realizada no período de 19 a

22 de julho de 1. 994, no Parque Anhembi em São Paulo/SP.

- Encontro Regional sobre Contêineres e Exportação - Rio Grande-RS - agosto 1990
- 7º Seminário Nacional sobre Conteinerização e Navegação – junho 1991.
- 1º Seminário Latino-Americano sobre Conteinerização e Transporte Multimodal - Integração do Cone Sul - Porto Alegre-RS - agosto/1991
- Seminário sobre Sistema Portuário - “Rio Grande em Debate”- Rio Grande-RS - abril/1992
- 1º Congresso Sul-Americano de Sistemas Portuários - Porto Alegre-RS - julho/1995
- III Congresso Internacional sobre Transportes, Portos e Comércio Exterior – Porto Alegre – RS – agosto/1997
- Seminário de Transporte e Logística 98 – FIERGS – Porto Alegre – outubro/1998
- INTERMODAL SOUTH AMERICA 99/00/01/02/03/04/05/06/07, feira e conferência internacional de comércio exterior, transportes, logística e movimentação de cargas, realizadas sempre no mês de abril de cada ano, na cidade de São Paulo – SP.

EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS

- Departamento Estadual de Portos, Rios e Canais - Administração do Porto do Rio Grande - período de 06.04.78 até 02/91, onde exerceu como Engenheiro as funções de:

Eng. Chefe do Setor de Oficinas – Conservação, no período de 1978 a 1980:

Desempenhou nesse período o Projeto, o Gerenciamento e a Fiscalização das obras de conservação civil do Porto do Rio Grande, em especial: pavimentação asfáltica e de paralelepípedo de ruas internas ao porto e de pátios de estocagem de contêineres; manutenção e/ou construção de redes de utilidades; manutenção de estação de tratamento de água com captação de poços artesianos; manutenção e restauração de vigas de paramento da amurada do cais e de estacas de proteção; fabricação de defensas de proteção da amurada do cais; construção, restauração e manutenção de prédios administrativos, armazéns de estocagem de carga e de terminais especializados na armazenagem de cereais a granel e derivados líquidos; entre outras.

Eng. Chefe do Setor de Oficinas Manutenção Elétrica, no período de 1980 a 1981:

Desempenhou nesse período o Projeto, o Gerenciamento e a Fiscalização das obras elétricas do Porto do Rio Grande, em especial: restauração geral de guindastes elétricos de 3,2 a 12,5 toneladas; restauração geral de subestações internas; manutenção e restauração de redes de baixa e alta tensão internas; construção e manutenção de rede elétrica com 35 tomadas tripolares em 380 volts junto ao cais de atracação de navios para a operação de guindastes elétricos; construção e manutenção de rede especial para tomadas especiais para contêineres frigorificados; entre outras.

Eng. Chefe do Entreposto Frigorífico João Mascarenhas, no período de 1981 a 1986:

Desempenhou nesse período o Projeto, o Gerenciamento e a Fiscalização das obras de restauração geral do Entreposto Frigorífico João Mascarenhas, frigorífico vertical, em térreo e mais três(03) andares, com uma área total construída de 4.200 m² e capacidade de estocagem de 12.000 toneladas de produtos frigorificados, constando ainda, de restauração completa da Sala de máquinas(compressores, trocadores de calor, etc.), criação de controles automáticos de temperatura e umidade e, de processo de fabricação para venda de gelo.

Chefe da Seção de Armazéns, no período de 1986 a 1987

Nesse período, desempenhou a função de coordenação e fiscalização do recebimento e entrega de mercadorias a granel(sólidas e líquidas), unitizadas, conteinerizadas e avulsas na área do Porto organizado do Rio Grande.

Diretor da Diretoria do Tráfego, no período de 1987 a 1990

Nesse período, desempenhou a função de : planejamento, coordenação e fiscalização de todas as atividades operacionais do Porto do Rio Grande como: a programação de atracação de navios na área do porto organizado; a operação dos navios e cargas a eles destinadas; a movimentação de embarque e desembarque de cargas; a destinação e utilização de todos os equipamentos portuários(veículos leves, caminhões, tratores, carretas, empilhadeiras, guindastes sobre rodas, guindastes elétricos e de pátio, pás-carregadeiras, retro-escavadeiras, locomotivas, vagões) e embarcações de operação (guindastes flutuantes, rebocadores, sugadores flutuantes, dragas, etc.) e apoio(lanchas, batelões, etc.);

Administrador Substituto, no período de 1987 a 1990.

Respondendo integralmente por todos os atos administrativos, operacionais e financeiros do Porto, como ordenador de despesas e coordenador geral de todas as diretorias, seções e repartições a ele subordinadas.

Assessor Técnico-Científico no período de 1990 a 1992

Nesse período, desempenhou a função de : planejamento, coordenação e fiscalização o andamento das obras da administração do Porto; informar e emitir pareceres sobre assuntos técnicos, procedendo estudos e melhorias das condições de utilização de equipamentos e instalações da administração do porto; e,

- Departamento Estadual de Portos, Rios e Canais - DEPRC - Diretoria Geral, onde exerceu as funções de Engenheiro, como Diretor da Divisão de Informática no período de 1992 a 1996

Desempenhou nesse período o Projeto, o Gerenciamento e a Fiscalização das obras de reestruturação completa do Centro de Processamento de Dados do DEPRC e criou o Plano de Solução de Informática – PSI para os Portos de Rio Grande, Pelotas e Porto Alegre, compreendendo a coordenação e automação em rede de todos os procedimentos gerenciais, operacionais, administrativos, financeiros e ambientais, com acompanhamento geo-referenciado de meio ambiente, operações portuárias em geral e sinalização e balizamento de canais de acesso e vias navegáveis interiores e disponibilização de informações via internet.
- Membro convidado do Conselho Técnico do Departamento Estadual de Portos, Rios e Canais – DEPRC, onde atuou como Conselheiro.
- Membro suplente do Conselho de Autoridade Portuária - CAP do Porto do Rio Grande, como Conselheiro representante do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, desde a sua criação até a data de dezembro de 1998, quando se desligou da SUPRG.
- Membro suplente do Conselho de Autoridade Portuária do Porto de Pelotas, como representante do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, desde a sua criação até a data de hoje.
- Presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Nível Superior dos Portos e Hidrovias do Estado do Rio Grande do Sul - SINDITEC, gestão 91/96 e reeleito para o triênio 97/99.
- Presidente da Comissão Permanente de Licitação da Administração do Porto do Rio Grande/RS, no período de 89/90 e membro no período de 90/91.
- Presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho - CIPA da Administração do Porto do Rio Grande no período de 84/85.
-

Chefe da Divisão de Planejamento da Superintendência do Porto de Rio Grande – SUPRG, no período de 02/96, até a data de dezembro de 1998, quando se desligou por aposentadoria incentivada.

Desempenhou nesse período, o Projeto, o Gerenciamento e a Fiscalização de todas as ações voltadas à área da informatização e automação de procedimentos do Porto do Rio Grande, com a instituição de seu Projeto de Solução de Informática – PSI, com a aquisição de hardware e software específicos e necessários e com a construção de redes internas com cabo LAM e externas em fibra ótica, interligando todos os setores administrativos e operacionais do porto, inclusive, com os terminais privatizados e privativos da área do Superporto e com Operadores Portuários em geral.


Promoveu, ainda, a criação do site do Porto do Rio Grande na Internet e disponibilização de informações e serviços aos clientes em geral, bem como o geo-referenciamento de imagens do porto para controle ambiental, operacional e administrativo, através de GIS integrado ao Sistema do Porto.
- Membro efetivo do Comitê de Comitê de Divulgação e Marketing do Porto do Rio Grande.
- Idealizador do Projeto de Informatização Global das atividades operacionais, administrativas e gerenciais do Porto do Rio Grande, PSI, denominado: Sistema Integrado de Informação e Controle do Porto do Rio Grande –SICPRG
- Idealizador da Tarifa do Porto do Rio Grande.
- Como Membro do CAP foi o Proponente/Relator dos: Regulamento de Exploração do Porto do Rio Grande; Normas de Pré-qualificação dos Operadores Portuários; Tarifa Portuária; Criação do Regulamento dos Centros de Referência do CAP/RG para o Treinamento Portuário, entre outros.

- Participou da elaboração do Planejamento Estratégico do Porto do Rio Grande para a implantação do Terminal Automotivo da General Motors do Brasil – GMB e obras de implantação.

- Participou da elaboração do Planejamento Estratégico do Porto do Rio Grande para a implantação do Terminal Automotivo da FORD S/A e obras de implantação, minutando, inclusive, o Convênio homologado pela Assembléia Legislativa do Estado do RS..

- Elaborou os Termos de Referência para a contratação do Plano de Desenvolvimento do Porto do Rio Grande – PDP, gerenciou e fiscalizou a sua execução.

- Elaborou Termos de Referência para a contratação do Inventário Global das instalações patrimoniais e áreas do Porto do Rio Grande, com o objetivo de criar regramento geral para arrendamento de áreas e instalações.

- Membro associado da ATAS – Associación TRAINMAR para a America del Sür.
- Instrutor e tradutor de cursos ministrados pela Rede TRAINMAR – ONU – UNCTAD.
- Membro Coordenador da Unidade TRAINMAR SUL.

- Professor do Curso Técnicas de Secretariado; 2º e 3º ano do Colégio Estadual Getúlio Vargas, na condição de contratado, das disciplinas de Matemática Financeira e Mecanografia e Processamento de Dados, no período de 01/75 a 12/78.

- Professor do Curso de Técnicas de Contabilidade, 3º ano do segundo grau do Colégio Estadual Getúlio Vargas, na condição de professor contratado, da disciplina de Mecanografia e Processamento de Dados, no período de 01/75 a 12/78.

- Professor do Curso de Enfermagem e Desenhista do Colégio Estadual Lemos Júnior, das disciplinas de física e matemática, para o 3º ano do 2º grau, no período de 01/77 a 12/77.

- Sócio - Diretor Geral da Revista Conexão Marítima, fundada em dezembro de 2001, especializada em Comércio exterior, Logística e Transporte Multimodal.

- Sócio - Diretor da Agência de Publicidade 2Xmais1 ltda., fundada em 03 de janeiro de 2006.


Leia Mais

Governo quer ressuscitar o mercado de dragagem



Foi para eliminar esses gargalos que o governo federal lançou em dezembro de 2007 o Programa Nacional de Dragagem (PND) para aprofundar o calado dos portos. O objetivo é preparar o País para as novas gerações de navios, que ficam cada vez maiores para reduzir o custo do transporte.


A exemplo do que planeja para a indústria do petróleo e da construção naval, o governo quer aproveitar o Programa Nacional de Dragagem (PND) para ressuscitar o setor de dragagem no País. Atualmente, apenas uma empresa, a Bandeirantes Dragagem atua no mercado. As demais fecharam por falta de contratos.
Leia Mais

Faxina III



A responsável pela faxina no fundo do mar é a draga Juan Sebastián de Elcano, segundo o consórcio, é a maior em operação na América Latina. Ela deverá dragar 16 milhões de metros cúbicos de sedimento. A embarcação tem 157,7 metros de comprimento e 27,8 metros de largura.


Conta com dois tubos de sucção com 1,1 metro de diâmetro, podendo dragar a uma profundidade máxima de 54,5 metros.Esta draga tem capacidade de cisterna para armazenar 16,5 mil metros cúbicos de sedimentos. Sua tripulação é composta de 21 trabalhadores estrangeiros (da Bélgica, Holanda e Croácia) .
Leia Mais

Faxina II


Com esta dragagem, a profundidade do canal de acesso ao porto rio-grandino passará dos 14 para 18 metros no canal externo (fora dos Molhes da Barra) e de 14 para 16 metros no interno (entre os Molhes e o Píer Petroleiro).


O aprofundamento do canal possibilitará que os grandes navios (Pós-Panamax) que já operam em Rio Grande e não utilizam sua capacidade máxima de carga devido ao calado atual possam completar sua carga, o que reduzirá significativamente os custos de frete.


Além disso, com um calado maior o porto rio-grandino terá condições de se habilitar para captar, concentrar e movimentar cargas oriundas da Bacia do Prata, como grãos da Argentina, Paraguai e Bolívia; minério de Mato Grosso do Sul e da Bolívia; madeiras do Uruguai, e contêineres da Argentina, Uruguai e Paraguai.
Leia Mais

Faxina no fundo do mar



Reportagem de capa da Revista Conexão Marítima que tem como título "Rio Grande: o maior calado do Cone Sul ", trata de um assunto que talvez seja o maior gargalo dos portos brasileiros: a falta de dragagem. A falta de investimentos em dragagem nos principais portos, para permitir a atracação dos grandes navios graneleiros, é um fator que eleva os custos logísticos e limita a competitividade do agronegócio brasileiro no mercado internacional.


O consórcio da Jan de Nul, empresa de dragagem da Bélgica, e Odebrecht foi contratado pela SEP para realizar o serviço, que consiste num investimento de R$ 196 milhões, dos quais R$ 147 milhões provenientes do governo federal, por meio do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), e R$ 48,5 milhões de contrapartida do Governo do Estado.
Leia Mais