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segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Ministro da Agricultura no Navegar

O ministro da Agricultura Mendes Ribeiro Filho confirmou presença no encerramento do Navegar 2011 que será realizado dia 2 de setembro às 20h00min. O evento, promovido pela revista Conexão Marítima, começa no dia 31 de agosto no Centro de Eventos do hotel NOVOTEL em Porto Alegre/RS.

A programação completa do evento pode ser acessada pelo site www.navegar-congresso.com.br

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Navegar II


No Navegar 2011, estão previstas palestras com representantes de empresas e estaleiros que estão se instalando em Rio Grande, como os dos Grupos Quip, Wilson,Sons, Estaleiro Brasil e Engevix. Segundo o presidente do Sindicato Nacional da Indústria de Construção e Reparação Naval e offshore (SINAVAL), Ariovaldo Rocha o cenário da indústria da construção naval, no segundo trimestre de 2011 registra nos estaleiros associados 56,3 mil empregos diretos e mais 32 mil empregos diretos na indústria náutica para lazer e turismo.
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Construção Naval no Brasil e dragagem serão temas do Navegar 2011

Com o foco em Hidrovias e Portos, Polo Naval e o Comércio Internacional, Logística e Transportes e Energias Alternativas e Renováveis,o Congresso Internacional Navegar 2011 será desenvolvido em três dias, de 31 de agosto a 02 de setembro, com apresentação de cases e palestras objetivando a aproximação de mercados comuns internacionais com interesse de investimentos e formação de parcerias comerciais e troca de informações, transferência de tecnologias e know-how nas áreas marítimo/portuárias, hidroviárias, naval e offshore. O evento é promovido pela Revista Conexão Marítima. Neste ano o Navegar será realizado no Centro de Convenções do NOVOTEL, na Av. Soledade, 575, na cidade de Porto Alegre/RS.

A Bandeirantes Dragagem e Construção Ltda. estará presente no evento. Outra empresa de dragagem que estará presente é a belga Jan de Nul. Com seis obras em andamento no Brasil, a Jan de Nul mantém quatro dragas autotransportadoras em atividade no país. A Boskalis do Brasil, Dragagem e Serviços Marítimos Ltda, também confirmou presença. A empresa está dragando o porto de São Francisco do Sul (SC). Ao término das obras, previstas para outubro, o porto catarinense passará a ter 14 metros de profundidade.

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quinta-feira, 18 de agosto de 2011

SOBENA promove Seminário sobre Hidrovia

A Sociedade Brasileira de Engenharia Naval - SOBENA realizará em 2011 a sétima edição do Seminário de Transporte e Desenvolvimento Hidroviário Interior.
Depois de passar pelo Rio de Janeiro (RJ), em duas oportunidades, Jahu (SP), Corumbá (MS), Belém (PA) e Brasília (DF), o seminário chega ao sul do país, região responsável por parcela significativa do transporte hidroviário do Brasil.

O 7° Seminário de Transporte e Desenvolvimento Hidroviário Interior - SOBENA HIDROVIÁRIO 2011 será realizado nos dias 5 e 6 de outubro de 2011, no Hotel Embaixador, Rua Jerônimo Coelho, 354 - Centro, Porto Alegre (RS).

Com suas sessões técnicas e painéis temáticos, o SOBENA HIDROVIÁRIO 2011 promove a disseminação de estudos tecnológicos do setor. O seminário é uma excelente oportunidade para se discutir, com profundidade, o desenvolvimento sustentável do transporte hidroviário do país.


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Hyundai busca local para fábrica

Uma missão da coreana Hyundai esteve no Rio Grande do Sul para familiarizar-se com o setor metalmecânico gaúcho, e também em Rio Grande, onde acompanhou as atividades do polo naval. A principal pauta dos coreanos foi a definição do lugar e do dimensionamento da fábrica de elevadores da Hyundai que será instalada no Estado. O secretário do Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Mauro Knijnik, classificou o encontro como “altamente positivo”. Ele relata que a decisão sobre a localização da unidade de elevadores deve acontecer ainda este ano.

Segundo o dirigente, a companhia não informou o tamanho do investimento que será realizado, mas busca uma área de cerca de 100 mil metros quadrados para instalar a planta. Além dessa iniciativa, o grupo avalia as possibilidades de investir em um terminal de regaseificação (gás natural liquefeito) e em um complexo logístico no município de Rio Grande.

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Emissões II

Em reportagem publicada no Jornal do Comércio/RS, o vice-presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), Humberto Busnello, destaca que a regulamentação significará uma importante inovação para a cadeia logística. No entanto, ele adverte que essa modernização implicará aumentos de custos. “O segmento de cargas passará por um período de adaptação”, adianta Busnello. Apesar da perspectiva de maiores gastos, o dirigente não acredita que esse cenário impactará a competitividade do setor produtivo brasileiro.

O presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Estado do Rio Grande do Sul (Setcergs), José Carlos Silvano, também manifesta preocupação quanto à elevação dos valores com os aprimoramentos tecnológicos. As estimativas das montadoras apontam para incrementos nos preços dos caminhões da ordem de 10% a 20%. Entretanto, eles deverão se tornar cerca de 5% mais econômicos em relação ao consumo de combustível.

Silvano cita que uma diferença que será percebida em muitos modelos será a necessidade da implantação de mais um tanque. O equipamento armazenará uma solução aquosa chamada de Arla 32 (32,5% de ureia diluída em água desmineralizada). O líquido permitirá uma reação química no catalisador e resultará na redução dos níveis de NOx e de material particulado. O presidente do Setcergs explica que para cada 100 litros consumidos de diesel serão utilizados cinco litros de Arla.


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Caminhões terão tecnologia que reduz emissões

A partir de janeiro do ano que vem, os ônibus e caminhões fabricados no Brasil terão que contar com uma tecnologia de redução de emissões. O diesel vendido para esses veículos também terá que ser menos poluente. As determinações fazem parte da sétima fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve P7), criado pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
Com as mudanças, as emissões liberadas pelos caminhões nacionais serão equivalentes às dos veículos de países europeus (Euro5). A partir do próximo ano, para abastecer os modelos adaptados às exigências da nova norma, a Petrobras vai distribuir o diesel S-50 (com 50 partes por milhão - ppm - de enxofre). Atualmente, é fornecido no País o diesel metropolitano (para os grandes centros urbanos), com 500 ppm, e o diesel interior (para as demais regiões), com 1.800 ppm. Em 2013, será disponibilizado o diesel S-10 (10 ppm).
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segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Estrangeiros deixam países em crise por emprego no Brasil


O número de estrangeiros que vieram trabalhar no Brasil cresceu quase 20% no primeiro semestre em relação ao mesmo período do ano passado. Eles não estão encontrando oportunidade em seus países ou têm interesse de ir a outro mercado que está aquecido. Só nos primeiros seis meses deste ano, mais de 26 mil estrangeiros receberam autorização para trabalhar no Brasil. Em sua maioria, são profissionais especializados.


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Datamex expande negócios


No mercado nacional há 6 anos, a Datamex, empresa com sede na cidade gaúcha do Rio Grande, desenvolve e implanta softwares de  gestão empresarial que operam via web. A empresa está focada no segmento de Logística, com ênfase em Transportadoras, Operadores Logísticos e Armazéns Gerais. A Datamex possui um escritório em Rio Grande com 25 funcionários e recentemente inaugurou um escritório em Porto Alegre na Avenida Pernambuco, 746. “Estamos focados no desenvolvimento de softwares de gestão para logística. Em 6 anos já conquistamos clientes em vários estados, e seguindo o nosso planejamento estratégico, foi recentemente inaugurada uma filial em Porto Alegre e já estamos nos preparando para a abertura de filiais em outras cidades portuárias  no ano que vem”, destacou o diretor Fábio da Silva Cunha.

A empresa está selecionando 2 funcionários para atuarem nas áreas de treinamento e implantação de sistemas. Os candidatos devem acessar o site www.datamex.com.br e preencher o formulário na sessão Trabalhe Conosco. As vagas são para a cidade de Porto Alegre.

Fábio Cunha aposta no aquecimento das vendas  das soluções em Software de Gestão Financeira, Gestão de Transporte (TMS), Gestão de Frotas e Manutenção (CMMS), Armazenagem (WMS), Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) e na nova solução de pagamento eletrônico de frete, para substituir a Carta-frete (a chamada “carta-frete eletrônica”), atendendo a resolução ANTT 3.658.



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domingo, 14 de agosto de 2011

Exercício de emergência química mobiliza cinco empresas

                                                        por Itamar Pelizzaro


Uma operação integrada de atendimento a uma emergência química simulada mobilizou equipes de cinco empresas e motivou o acionamento do Plano de Auxílio Mútuo (PAM) de Rio Grande na tarde do dia 10. O exercício no Distrito Industrial foi organizado pela Macra, empresa especializada no transporte de granéis líquidos químicos do píer petroleiro para as indústrias de adubos. A simulação de atendimento foi montada tendo como causa inicial o descarrilamento de um vagão, que provocou o rompimento das tubulações de amônia anidra e de ácido fosfórico.

Conforme o cenário previsto para o treinamento, funcionários da América Latina Logística (ALL) executavam manutenção preventiva na linha férrea que dá acesso às fábricas da Bunge Fertilizantes e da Timac. Durante a movimentação dos vagões de apoio, um deles descarrilou e atingiu as tubulações da Macra, rompendo-as e provocando o vazamento de amônia anidra e ácido fosfórico. A nuvem de amônia resultante do rompimento das tubulações atingiu o maquinista. Quatro trabalhadores que faziam manutenção na linha férrea tentaram socorrê-lo, mas também foram atingidos pela nuvem. Todos desmaiaram e permaneceram inconscientes na área.

Como parte dos trabalhos, o auxiliar de segurança responsável pelo tráfego do estacionamento externo da Bunge percebeu o acidente e acionou a portaria da empresa. Seguindo as determinações do plano de ação de emergências (PAE), o responsável reportou o acontecimento ao supervisor de produção da Bunge, que solicitou o acionamento do alarme de emergência para reunir sua Brigada de Atendimento a Emergências.

Participaram da simulação as brigadas da Bunge Fertilizantes, Timac Agro,
 Yara Brasil, Granel Química e Macra.
O passo seguinte foi o acionamento do PAM para atendimento ao setor de fertilizantes e para apoio em equipamento e ambulâncias. A Granel Química foi avisada do rompimento das tubovias, pois havia o risco de o descarrilamento também ter atingido outras tubulações que correm paralelamente às da Macra. Para evitar maiores danos, o supervisor de operações da Macra solicitou a interrupção da descarga de ácido e do bombeamento de amônia. Também foram mobilizados o Corpo de Bombeiros e a Polícia Rodoviária Federal, além de ambulância e equipe do Centro Clínico.

Um incidente ao final do último procedimento de resgate das vítimas da intoxicação criou uma situação de atendimento real. Ao saltar do vagão, um socorrista se feriu em uma perna e pediu ajuda. Ele foi prontamente atendido pelos colegas, que executaram os procedimentos de primeiros socorros e o encaminharam para avaliação na Santa Casa do Rio Grande.

O descarrilamento de um vagão provocou o rompimento das tubulações
de amônia anidra e de ácido fosfórico.

Apesar deste episódio, o supervisor de operações da Macra, Renato Gautério, enalteceu o comprometimento das equipes de emergência das empresas participantes. “Só temos a agradecer a participação e a pronta resposta de todos. O mais importante é sabermos que podemos contar com as equipes de todas as empresas em uma situação crítica”, disse Gautério ao final do exercício, quando os participantes se reuniram e fizeram uma análise crítica do trabalho. “Estamos permanentemente nos preparando para situações adversas, realizando análise crítica corretiva com fins de prevenção para eventualidades. Assim, aprimoramos as operações e cumprimos os requisitos de licenciamento ambiental”, completou o gerente executivo da Macra, William Félix Miola.
Um dos pontos críticos citados durante a reunião de avaliação do treinamento foi a falta de colaboração de alguns motoristas que circulavam pela Av. Maximiano Fonseca, a única via de ligação do Distrito Industrial com a área central. Vários deles não deram preferência para as ambulâncias, que circularam com sirenes ligadas transportavam as supostas vítimas. Mesmo com as dificuldades no trânsito, o tempo de traslado até o hospital durou em torno de 10 minutos.
As ações de contenção dos vazamentos, de resgate das vítimas, de atendimento pelas equipes de saúde e de neutralização e remoção de resíduos foram integradas pelas brigadas da Bunge Fertilizantes, Timac Agro, Yara Brasil, Granel Química e Macra.         
Em 2011, a Macra Administração e Serviços Ltda celebra o 30º aniversário de fundação e da primeira operação realizada no Distrito Industrial. Ao longo de três décadas de atuação, a empresa manteve o foco em sua principal atividade, o transporte de insumos líquidos entre o píer petroleiro e as indústrias de fertilizantes por meio de uma tubovia com mais de 1.500 metros de extensão, e dedicou especial atenção aos cuidados com o meio ambiente, realizando constante atualização de equipamentos e exercícios simulados.



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Navio Düden é retirado do Porto do Rio Grande

O navio Düden foi retirado do Porto do Rio Grande dia 12, sexta-feira. O navio estava atracado no cais do Porto Novo desde o dia 11 de dezembro de 2009, após um incêndio em alto-mar.
Conforme o plano de reboque de alto-mar aprovado pela Capitania dos Portos, o navio foi rebocado pelo Ionion Pelagos, que é um rebocador de 100 toneladas de tração estática. Às 8h, com o rebocador posicionado na proa do navio e o apoio de outras duas embarcações, que estavam localizadas na popa, o Düden foi retirado do Porto Novo. Nos primeiros 800 metros do percurso, o navio foi puxado de ré. Chegando próximo à Ponte dos Franceses, foi realizada uma manobra de inversão, para que o navio saísse de frente.
O Düden será rebocado até a Turquia. Segundo o proprietário do navio, Jorge Luiz de Azevedo Valentim, o navio deve chegar ao seu destino dentro de 50 dias. No estaleiro turco, ele receberá uma reforma na superestrutura no processo chamado de docagem e será reclassificado para voltar a navegar como graneleiro. Enquanto o navio está em viagem, os módulos que irão compô-lo estão sendo confeccionados no estaleiro, de modo a manter o projeto original da embarcação. Conforme ele, em seis meses, no mínimo, o navio deve ficar pronto.
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Boa notícia: Porto instala máquinas para esterilização de resíduos sólidos

O Porto do Rio Grande concluiu a instalação de duas máquinas Autoclave Horizontal para esterilização de resíduos sólidos. Após a instalação e o treinamento dos funcionários, os equipamentos, com capacidade de 340 litros, já podem ser utilizados para descontaminação e desinfecção do lixo de embarcações que tenham a bordo tripulantes com suspeita de contaminação.

Com sistema de fechamento prático e seguro, este tipo de equipamento funciona através de alta temperatura de vapor, liberando, após todo processo, os materiais restantes esterilizados. O equipamento é fabricado seguindo todas as normas da ABNT e da NR-13 do Ministério do Trabalho. A aquisição do equipamento segue também as exigências da ANVISA para atracação de navios.
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Tempestades a vista

A ocorrência de tempestades em São Paulo e no Rio de Janeiro não vai parar de crescer. A constatação é de um estudo do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), em parceria com o MIT (Massachusetts Institute of Technology) e o IAE (Instituto de Aeronáutica e Espaço), que mostra que o aumento da temperatura das águas do oceano Atlântico devido ao aumento do aquecimento global é a causa direta dessa previsão.
O levantamento concluiu que as tempestades na região Sudeste serão duas vezes maiores dentro de 60 anos, se comparado ao volume atual. Nas regiões litorâneas, a ocorrência de fortes chuvas será três vezes mais intensa.
A previsão leva em conta o ritmo de aquecimento do oceano Atlântico nos últimos 60 anos. As águas ficaram 0,6ºC mais quentes.
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Clima

Guerras Climáticas:Por que Mataremos e Seremos Mortos no Século 21,é um livro, segundo os críticos, impressionante e devastador. O livro relata que neste século 21 os homens não vão mais entrar em guerra, matar e morrer só por causa da economia, da religião e dos conflitos raciais, mas também em consequência das mudanças climáticas que podem tornar imensas áreas no planeta inúteis para a sobrevivência.

Os espaços vitais disponíveis encolherão e provocarão conflitos armados permanentes. Ondas de refugiados climáticos e fugitivos do terrorismo vagarão às cegas pelo planeta. Harald Welzer nos aponta um cenário apocalíptico e adverte: o que estamos fazendo para conter o terror que se avizinha?


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A Praga da Corrupção


Revista Veja desta semana levanta mais uma denúncia de corrupção no governo Dilma ( mais uma). Reportagem intitulada A PRAGA DA CORRUPÇÃO mostra, entre outras falcatruas, que o ministro da Agricultura Wagner Rossi quando esteve no comando do Porto de Santos, usou dinheiro público para quitar dívidas de empresas privadas. E tem mais: ele está sendo acusado de cobrar propira de 2 milhões de reais numa licitação, além de participar de uma fraude eleitoral que resultou em 8 toneladas de feijão jogadas no lixo.
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Sulnorte reúne clientes em Rio Grande (RS)


No último dia 4 de agosto, a Sulnorte Serviços Marítimos Ltda., que já se encontra no seu quinto ano de serviços prestados ao Porto do Rio Grande, reuniu clientes e amigos para um Happy-Hour no restaurante República Garden Grill. Na ocasião também estiveram presentes  autoridades marítimas e portuárias.









Cmte . Correia  (Capitão dos Portos)
Felipe Gouvea (Diretor Executivo -Sulnorte)
Cmte. Gama (Chefe do Estado Maior)


Jose Carlos Ramos (Gerente de Operações – Sulnorte)
Rudinei Machado (Gerente Filial Rio Grande – Sulnorte)
Felipe Gouvea (Diretor Executivo – Sulnorte )
Washington de Barros Jr  (Presidente – BBC Chartering )
Adicionar legenda

Kurt (Diretor da AMRG/Cargonave)
Manoel Ramos (Gerente Comercial – Sulnorte )


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segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Sulnorte participa de operação inédita no lançamento da plataforma P-59


No dia 06 de junho de 2011, foi realizada na Bahia, com participação de rebocadores da Sulnorte Serviços Marítimos LTDA, a operação inédita no Brasil de lançamento de uma plataforma utilizando como carreira de lançamento uma balsa de grande porte.

Construída no canteiro de São Roque pelo Consórcio Rio Paraguaçú, constituído pelas empresas brasileiras Odebrecht, UTC e Queiroz Galvão, a plataforma P-59 foi inicialmente transferida do seu local de construção para o convés da balsa de lançamento, em uma operação conhecida como “Load-out”.

Após esta operação, a balsa foi deslocada utilizando-se os rebocadores até o local de lançamento no Rio Paraguaçú. Neste local, a balsa foi cuidadosamente lastrada para atingir o ângulo ideal de lançamento da Plataforma P-59. Durante este período, o conjunto foi mantido em sua posição, numa operação coordenada entre a Praticagem de Salvador e os rebocadores SN David, SN Aragipe e Pituba, da SULNORTE, além de outros dois rebocadores (Excalibur e Merlin).

O lançamento ocorreu no horário programado, sem que tenha havido nenhuma ocorrência fora do planejado. Após o lançamento, tanto a plataforma P-59 quanto a balsa retornaram para o cais no canteiro de obras de São Roque.

O sucesso da operação decorreu de um planejamento cuidadoso e minucioso de todos os aspectos referentes à operação, além do comprometimento responsável de todos os participantes, fato relevante pela técnica utilizada, o que coloca o Brasil em uma posição de destaque em operações desta natureza, no cenário mundial.



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sábado, 6 de agosto de 2011

Veja Slide Show da Câmara de Comércio do Rio Grande

A Câmara de Comércio de Rio Grande é a mais antiga entidade de classe do estado e a quarta do Brasil, fundada em 26 de setembro de 1844. Quando criada, a denominação era Praça de Comércio. Em seguida, passou a chamar-se Associação Comercial e, em 25 de setembro de 1919, recebeu a atual denominação.

Verdadeiras obras de arte integram o acervo da Câmara de Comércio. Uma delas é o quadro que retrata Buarque de Macedo, tela produzida pelo renomado pintor brasileiro Victor Meirelles. No livro de presenças constam assinaturas ilustres como as da princesa Izabel e do Conde D'Eu, que também visitaram a entidade.

A entidade criou o Programa de Visitação Permanente ao prédio. Para agendar uma visita envie a solicitação para o e-mail secretaria@camaradecomercio.com.br ou ligue para o número 32312399.







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sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Load out e Lançamento da P-59 no dia 21 de junho de 2011 em São Roque do Paraguaçu (BA)
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