Está de parabéns o oceanólogo Lauro Barcelos. Nesta semana, na próxima terça-feira, Lauro verá um sonho de anos realizado: será inaugurado o Centro de Convívio dos Meninos do Mar (CCMar), projeto social da Universidade Federal do Rio Grande (Furg). Um sonho que começou em 1986. Abaixo transcrevo a reportagem publicada no jornal Zero Hora deste domingo feira pelo repórter Rodrigo Santos sobre o CCMAR, com fotos de Eduardo Beleske.
Um sonho feito de mar
A vontade de criar um espaço educacional direcionado à população juvenil de baixa renda da cidade e voltado sobretudo para as atividades ligadas ao mar norteou a luta de Barcelos ao longo de mais de duas décadas. Coordenador do complexo de museus da Furg, ele vibra agora com a conclusão da obra do prédio do CCMar, localizado às margens da Lagoa dos Patos.
As obras começaram em 1997, quando teve início a reforma de um antigo entreposto de pesca, seguida pela construção de um anexo. Com área total aproximada de 5 mil metros quadrados, o complexo sediará cursos pré-profissionalizantes em áreas identificadas como de necessidade no mercado da região.
O público-alvo serão meninos e meninas entre 14 e 17 anos, estudantes da rede pública e com renda familiar de até 1,5 salário mínimo. A intenção é abrigar até 200 jovens por ano, em dois turnos, sempre no período inverso ao da escola regular e com direito a refeições.– A idéia é torná-los aprendizes nessas profissões, para que já possam ser encaminhados ao mercado de trabalho – resume Barcelos.Inauguração ocorrerá na próxima terça-feiraOs 12 cursos oferecidos no primeiro ano terão duração de quatro meses.
Os pioneiros, com início em setembro, serão os de construção naval, hidráulica residencial, eletricidade, informática e turismo e hotelaria, desenvolvidos em parceria com o projeto Escola de Fábrica.No CCMar, além das aulas teóricas e práticas de cada tema, os alunos terão uma formação cidadã. Serão exploradas atividades de educação física e artística, cidadania, comunicação e expressão, higiene e segurança no trabalho, educação ambiental, entre outras.
A cerimônia de inauguração será na terça-feira, dia em que a Furg completa 39 anos. Com investimento de aproximadamente R$ 2,5 milhões, o projeto foi financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Os cursos terão pareceria do Serviço Nacional do Comércio (Senac) e outras entidades apoiadoras.
0 comentários
Postar um comentário