Páginas

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Uma vida dedicada ao Porto


O engenheiro Jayme Ramis foi empossado como diretor-superintendente do porto de Rio Grande no dia 23 de dezembro passado em Porto Alegre.
A solenidade de posse em Rio Grande será na próxima quinta-feira às 11 horas da manhã na sede da Superintendência do Porto. Ramis se aposentou, em 1998.
Na época , era diretor de planejamento do porto e recém tinha sido colocada em prática a Lei de Modernização dos Portos (Lei 8.630). Abaixo, o currículo do novo superintendente do porto gaúcho:


CURSOS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL


GRADUAÇÃO:

- Curso Primário, cursado na Escola Normal Juvenal Müller - Rio Grande/RS, no período de 1.960 a 1.964.

- Curso Ginasial, cursado no Colégio Estadual Lemos Júnior - Rio Grande/RS, no período de 1.965 a 1.968.

- Curso Científico, cursado no Colégio Estadual Lemos Júnior - Rio Grande/RS, no período de 1969 a 1972.

- Engenheiro Civil, formado pela Fundação Universidade do Rio Grande - Rio Grande/RS em 17/12/77


CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO, EXTENSÃO E APERFEIÇOAMENTO:

- Curso de Pós Graduação a nível de Especialização em Comércio Exterior, ministrado pela Fundação Universidade do Rio Grande, no período de março de 1.994 a julho de 1.996.

- Curso de formação em conversação em inglês, desenvolvido no Instituto de Idiomas Yázigi, no período de 1.967 a 1.976.
- Curso de relações humanas, chefia e liderança na empresa, promovido pelo Centro de Treinamento Portuário da Empresa de Portos do Brasil S.A., realizado de 20 a 22 de outubro de 1.983, com duração de 12 horas/aula.

- Curso de desenvolvimento gerencial, promovido pelo Centro de Treinamento Portuário da Empresa de Portos do Brasil S.A., realizado de 06 a 10 de dezembro de 1.983, com duração de 20 horas/aula.


- Curso de conceitos básicos de computação, promovido pela Fundação Universidade do Rio Grande/RS, realizado de 11 a 14 de novembro de 1.985 com duração de 10 horas/aula.

- Curso de licitação da administração pública, promovido pela Fundação Para o Desenvolvimento de Recursos Humanos, realizado de 18 a 19 de junho de 1.992, com duração de 16 horas/aula.

- Curso Internacional “WORKSHOP - O DESAFIO DOS PORTOS DE TERCEIRA GERAÇÃO NA AMERICA LATINA”, ministrado pelo CENTRO TRAINMAR BRASIL, no período de 13.12 a 16.12.1.994.



- Curso Internacional “ CONTAINERS AND HANDLING SYSTEMS ", ministrado pelo CENIRO TRAINMAR BRASIL, no período de maio de 1.995.

- Curso Internacional “ CONCEPÇÃO, ESTRUTURAÃO E DESENVOLVIMENTO DE TERMINAIS DE CONTÊINERES ”, ministrado pelo CENTRO TRAINMAR BRASIL, no período de 28.08.95 a 01.09.95.

-- Curso Internacional “ADMINISTRAÇÃO DAS OPERAÇÕES DE TERMINAIS DE CONTÊINERES ", ministrado pelo CENTRO TRAINMAR BRASIL, no período de setembro de 1.996.

- Curso Internacional “MARKETING DOS SERVIÇOS PORTUÁRIOS ", ministrado pelo CENTRO TRAINMAR BRASIL, no período de maio de 1.997.

- Curso sobre Fraude Documentária, promovido pelo Grupo PLANES, realizado em Porto Alegre, Hotel Ritter, período de 10 a 11 de junho de 1997, com duração de 16 horas/aula.


-- Curso Internacional COTAPO - “CUSTOS E TARIFAS PORTUÁRIAS ", ministrado pelo CENTRO TRAINMAR BRASIL, no período de abril de 1.998.

FEIRAS, CONGRESSOS E SEMINÁRIOS


- I INTERCON - INTERCÂMBIO TÉCNICO DE TERMINAIS DE CONTAINERS, realizado em Rio Grande, no período de 16 a 18 de junho de l.987, com duração de 20 horas/aula, promovido pelo Centro de Treinamento Portuário da Empresa de Portos do Brasil S.A.

- XI SEMINARIO DE UTILIZAÇÃO DE TERMINAIS RETROPORTUARIOS, promovido pela ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE TERMINAIS PRIVATIVOS - ABTP, realizado em Rio Grande/RS, na Câmara de Comércio em junho/92.

- VII FENASOFT - FEIRA NACIONAL DE INFORMÁTICA, realizada no período de 20 a

23 de julho de 1. 993, no Parque Anhembi em São Paulo/SP.

- VIII FENASOFT - FEIRA NACIONAL DE INFORMÁ TICA, realizada no período de 19 a

22 de julho de 1. 994, no Parque Anhembi em São Paulo/SP.

- Encontro Regional sobre Contêineres e Exportação - Rio Grande-RS - agosto 1990
- 7º Seminário Nacional sobre Conteinerização e Navegação – junho 1991.
- 1º Seminário Latino-Americano sobre Conteinerização e Transporte Multimodal - Integração do Cone Sul - Porto Alegre-RS - agosto/1991
- Seminário sobre Sistema Portuário - “Rio Grande em Debate”- Rio Grande-RS - abril/1992
- 1º Congresso Sul-Americano de Sistemas Portuários - Porto Alegre-RS - julho/1995
- III Congresso Internacional sobre Transportes, Portos e Comércio Exterior – Porto Alegre – RS – agosto/1997
- Seminário de Transporte e Logística 98 – FIERGS – Porto Alegre – outubro/1998
- INTERMODAL SOUTH AMERICA 99/00/01/02/03/04/05/06/07, feira e conferência internacional de comércio exterior, transportes, logística e movimentação de cargas, realizadas sempre no mês de abril de cada ano, na cidade de São Paulo – SP.

EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS

- Departamento Estadual de Portos, Rios e Canais - Administração do Porto do Rio Grande - período de 06.04.78 até 02/91, onde exerceu como Engenheiro as funções de:

Eng. Chefe do Setor de Oficinas – Conservação, no período de 1978 a 1980:

Desempenhou nesse período o Projeto, o Gerenciamento e a Fiscalização das obras de conservação civil do Porto do Rio Grande, em especial: pavimentação asfáltica e de paralelepípedo de ruas internas ao porto e de pátios de estocagem de contêineres; manutenção e/ou construção de redes de utilidades; manutenção de estação de tratamento de água com captação de poços artesianos; manutenção e restauração de vigas de paramento da amurada do cais e de estacas de proteção; fabricação de defensas de proteção da amurada do cais; construção, restauração e manutenção de prédios administrativos, armazéns de estocagem de carga e de terminais especializados na armazenagem de cereais a granel e derivados líquidos; entre outras.

Eng. Chefe do Setor de Oficinas Manutenção Elétrica, no período de 1980 a 1981:

Desempenhou nesse período o Projeto, o Gerenciamento e a Fiscalização das obras elétricas do Porto do Rio Grande, em especial: restauração geral de guindastes elétricos de 3,2 a 12,5 toneladas; restauração geral de subestações internas; manutenção e restauração de redes de baixa e alta tensão internas; construção e manutenção de rede elétrica com 35 tomadas tripolares em 380 volts junto ao cais de atracação de navios para a operação de guindastes elétricos; construção e manutenção de rede especial para tomadas especiais para contêineres frigorificados; entre outras.

Eng. Chefe do Entreposto Frigorífico João Mascarenhas, no período de 1981 a 1986:

Desempenhou nesse período o Projeto, o Gerenciamento e a Fiscalização das obras de restauração geral do Entreposto Frigorífico João Mascarenhas, frigorífico vertical, em térreo e mais três(03) andares, com uma área total construída de 4.200 m² e capacidade de estocagem de 12.000 toneladas de produtos frigorificados, constando ainda, de restauração completa da Sala de máquinas(compressores, trocadores de calor, etc.), criação de controles automáticos de temperatura e umidade e, de processo de fabricação para venda de gelo.

Chefe da Seção de Armazéns, no período de 1986 a 1987

Nesse período, desempenhou a função de coordenação e fiscalização do recebimento e entrega de mercadorias a granel(sólidas e líquidas), unitizadas, conteinerizadas e avulsas na área do Porto organizado do Rio Grande.

Diretor da Diretoria do Tráfego, no período de 1987 a 1990

Nesse período, desempenhou a função de : planejamento, coordenação e fiscalização de todas as atividades operacionais do Porto do Rio Grande como: a programação de atracação de navios na área do porto organizado; a operação dos navios e cargas a eles destinadas; a movimentação de embarque e desembarque de cargas; a destinação e utilização de todos os equipamentos portuários(veículos leves, caminhões, tratores, carretas, empilhadeiras, guindastes sobre rodas, guindastes elétricos e de pátio, pás-carregadeiras, retro-escavadeiras, locomotivas, vagões) e embarcações de operação (guindastes flutuantes, rebocadores, sugadores flutuantes, dragas, etc.) e apoio(lanchas, batelões, etc.);

Administrador Substituto, no período de 1987 a 1990.

Respondendo integralmente por todos os atos administrativos, operacionais e financeiros do Porto, como ordenador de despesas e coordenador geral de todas as diretorias, seções e repartições a ele subordinadas.

Assessor Técnico-Científico no período de 1990 a 1992

Nesse período, desempenhou a função de : planejamento, coordenação e fiscalização o andamento das obras da administração do Porto; informar e emitir pareceres sobre assuntos técnicos, procedendo estudos e melhorias das condições de utilização de equipamentos e instalações da administração do porto; e,

- Departamento Estadual de Portos, Rios e Canais - DEPRC - Diretoria Geral, onde exerceu as funções de Engenheiro, como Diretor da Divisão de Informática no período de 1992 a 1996

Desempenhou nesse período o Projeto, o Gerenciamento e a Fiscalização das obras de reestruturação completa do Centro de Processamento de Dados do DEPRC e criou o Plano de Solução de Informática – PSI para os Portos de Rio Grande, Pelotas e Porto Alegre, compreendendo a coordenação e automação em rede de todos os procedimentos gerenciais, operacionais, administrativos, financeiros e ambientais, com acompanhamento geo-referenciado de meio ambiente, operações portuárias em geral e sinalização e balizamento de canais de acesso e vias navegáveis interiores e disponibilização de informações via internet.
- Membro convidado do Conselho Técnico do Departamento Estadual de Portos, Rios e Canais – DEPRC, onde atuou como Conselheiro.
- Membro suplente do Conselho de Autoridade Portuária - CAP do Porto do Rio Grande, como Conselheiro representante do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, desde a sua criação até a data de dezembro de 1998, quando se desligou da SUPRG.
- Membro suplente do Conselho de Autoridade Portuária do Porto de Pelotas, como representante do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, desde a sua criação até a data de hoje.
- Presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Nível Superior dos Portos e Hidrovias do Estado do Rio Grande do Sul - SINDITEC, gestão 91/96 e reeleito para o triênio 97/99.
- Presidente da Comissão Permanente de Licitação da Administração do Porto do Rio Grande/RS, no período de 89/90 e membro no período de 90/91.
- Presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho - CIPA da Administração do Porto do Rio Grande no período de 84/85.
-

Chefe da Divisão de Planejamento da Superintendência do Porto de Rio Grande – SUPRG, no período de 02/96, até a data de dezembro de 1998, quando se desligou por aposentadoria incentivada.

Desempenhou nesse período, o Projeto, o Gerenciamento e a Fiscalização de todas as ações voltadas à área da informatização e automação de procedimentos do Porto do Rio Grande, com a instituição de seu Projeto de Solução de Informática – PSI, com a aquisição de hardware e software específicos e necessários e com a construção de redes internas com cabo LAM e externas em fibra ótica, interligando todos os setores administrativos e operacionais do porto, inclusive, com os terminais privatizados e privativos da área do Superporto e com Operadores Portuários em geral.


Promoveu, ainda, a criação do site do Porto do Rio Grande na Internet e disponibilização de informações e serviços aos clientes em geral, bem como o geo-referenciamento de imagens do porto para controle ambiental, operacional e administrativo, através de GIS integrado ao Sistema do Porto.
- Membro efetivo do Comitê de Comitê de Divulgação e Marketing do Porto do Rio Grande.
- Idealizador do Projeto de Informatização Global das atividades operacionais, administrativas e gerenciais do Porto do Rio Grande, PSI, denominado: Sistema Integrado de Informação e Controle do Porto do Rio Grande –SICPRG
- Idealizador da Tarifa do Porto do Rio Grande.
- Como Membro do CAP foi o Proponente/Relator dos: Regulamento de Exploração do Porto do Rio Grande; Normas de Pré-qualificação dos Operadores Portuários; Tarifa Portuária; Criação do Regulamento dos Centros de Referência do CAP/RG para o Treinamento Portuário, entre outros.

- Participou da elaboração do Planejamento Estratégico do Porto do Rio Grande para a implantação do Terminal Automotivo da General Motors do Brasil – GMB e obras de implantação.

- Participou da elaboração do Planejamento Estratégico do Porto do Rio Grande para a implantação do Terminal Automotivo da FORD S/A e obras de implantação, minutando, inclusive, o Convênio homologado pela Assembléia Legislativa do Estado do RS..

- Elaborou os Termos de Referência para a contratação do Plano de Desenvolvimento do Porto do Rio Grande – PDP, gerenciou e fiscalizou a sua execução.

- Elaborou Termos de Referência para a contratação do Inventário Global das instalações patrimoniais e áreas do Porto do Rio Grande, com o objetivo de criar regramento geral para arrendamento de áreas e instalações.

- Membro associado da ATAS – Associación TRAINMAR para a America del Sür.
- Instrutor e tradutor de cursos ministrados pela Rede TRAINMAR – ONU – UNCTAD.
- Membro Coordenador da Unidade TRAINMAR SUL.

- Professor do Curso Técnicas de Secretariado; 2º e 3º ano do Colégio Estadual Getúlio Vargas, na condição de contratado, das disciplinas de Matemática Financeira e Mecanografia e Processamento de Dados, no período de 01/75 a 12/78.

- Professor do Curso de Técnicas de Contabilidade, 3º ano do segundo grau do Colégio Estadual Getúlio Vargas, na condição de professor contratado, da disciplina de Mecanografia e Processamento de Dados, no período de 01/75 a 12/78.

- Professor do Curso de Enfermagem e Desenhista do Colégio Estadual Lemos Júnior, das disciplinas de física e matemática, para o 3º ano do 2º grau, no período de 01/77 a 12/77.

- Sócio - Diretor Geral da Revista Conexão Marítima, fundada em dezembro de 2001, especializada em Comércio exterior, Logística e Transporte Multimodal.

- Sócio - Diretor da Agência de Publicidade 2Xmais1 ltda., fundada em 03 de janeiro de 2006.


0 comentários

Postar um comentário