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terça-feira, 22 de junho de 2010

Sinalização europeia para o porto gaúcho


A preocupação com a sinalização náutica do Porto do Rio Grande devido à aproximação do estabelecimento do novo calado, que deverá atingir 47 pés, foi sanada pelo superintendente do porto rio-grandino, Jayme Ramis, durante reunião do Conselho de Autoridade Portuária de Rio Grande (CAP/RG), na manhã de terça-feira (22).


Na ocasião, Ramis apresentou o projeto para implantação do novo sistema de monitoramento de tráfego marítimo do porto gaúcho, conhecido como VTMS. O Sistema, que é utilizado por portos da Europa, como o de Barcelona e Roterdã, contará com investimentos do Governo do Estado de aproximadamente R$ 25 milhões.


De acordo com o projeto serão implantadas 18 bóias de sinalização náutica inteligentes, que reforçarão o sistema de sinalização náutica já existente. A diferença é que a novas bóias possuem sensores inteligentes e são monitoradas por radar, integradas por radiofrequência GSM e interligadas a diversas estações estrategicamente posicionadas ao longo dos canais e bacias de evolução a serem monitorados.


Com o sistema, o primeiro a ser implantado no Brasil e que servirá de referência para os demais portos nacionais, será possível obter informações sobre condições de vento, correntes, ondas, localização das bóias, entre outras que ainda poderão ser utilizadas no monitoramento ambiental. As bóias, que possuem alcance de 35 milhas náuticas, emitirão informações que poderão ser acessadas pela Internet. Além disso, o sistema será integrado às câmeras de segurança e ao Sistema Porto, sendo as imagens também disponibilizadas pela Internet em tempo real.


Para o funcionamento do novo sistema será instalado um radar na torre localizada ao lado do Tecon Rio Grande, onde estão instalados os cabos que levam energia elétrica para o município de São José do Norte e que serão substituídos por cabos subaquáticos. Além disso, será instalada uma torre de controle na parte superior do prédio do antigo frigorífico João Mascarenhas, no Porto Novo.


A previsão é que em julho seja licitada a contratação dos serviços devendo o sistema estar implantado em 180 dias após assinatura do contrato. “Com isso, na próxima safra de grão já estaremos com nova sinalização e um excelente calado, garantindo maior segurança ao usuário do porto rio-grandino”, salientou Ramis.

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