Páginas

Arquivo

domingo, 21 de junho de 2009

Hamburgo e o Imperador Carlos Magno


Ao longo de 1200 anos de história, Hamburgo soube dar a volta por cima em diversas ocasiões. No ano 800 estabeleceu-se o primeiro edifício, um castelo mandado erigir pelo imperador Carlos Magno entre os rios Alster e Elba, que ganhou o nome de Hammaburg. Em 1189 o imperador Frederico Barbarossa permitiu o livre comércio no rio Elba e no mar do Norte. A região foi atormentada pelas invasões dos vikings, a cidade destruída pelo fogo pelo rei Mieszko II da Polónia e atacada por Valdemar II da Dinamarca.


Em 1321, graças à prosperidade alcançada, Hamburgo entrou para a Liga Hanseática. Tornou-se alvo de cobiça dos piratas e um dos mais famosos a passar por Hamburgo, Klaus Stortebeker, acabou aqui executado em 1401. Antes disso, em 1350, já a peste negra tinha dizimado perto de sessenta por cento da população.


No século XVI, com os luteranos como religiosos dominantes, chegaram os refugiados protestantes de França e da Holanda. No século seguinte foi a vez dos judeus sefarditas de Portugal. Em 1664 Hamburgo tornou-se o primeiro porto livre da Europa do Norte e em 1731 chegou o primeiro navio mercante oriundo da China.

0 comentários

Postar um comentário