Na pesquisa do CEGN, estão relacionadas praticagens subsidiadas, como os 11 portos australianos, os dois portos alemães, os três portos chineses e os dois portos canadenses, citados na pesquisa. Os práticos brasileiros argumentam que 20 dos preços apresentados (62% da amostra) têm como fonte "entrevista com armadores" ou "entrevista com especialista australiano do setor", sem especificar nomes.
Em relação a supostas distorções de preço, o Conapra destaca, por exemplo, que, em Santos, o preço correto do serviço (considerando o câmbio de US$ 1 = R$ 2,35) é de US$ 6.454,00. No Porto do Rio Grande, é de US$ 7.286,00 e a duração da manobra de quatro horas. A média estrangeira seria de US$ 7.144,00. Segundo o Conapra, foram selecionadas, nesta comparação, praticagens internacionais com organização semelhante às brasileiras, com duração de manobra inferior a seis horas.
Em relação a supostas distorções de preço, o Conapra destaca, por exemplo, que, em Santos, o preço correto do serviço (considerando o câmbio de US$ 1 = R$ 2,35) é de US$ 6.454,00. No Porto do Rio Grande, é de US$ 7.286,00 e a duração da manobra de quatro horas. A média estrangeira seria de US$ 7.144,00. Segundo o Conapra, foram selecionadas, nesta comparação, praticagens internacionais com organização semelhante às brasileiras, com duração de manobra inferior a seis horas.
0 comentários
Postar um comentário