Conhecemos na viagem a Holanda, que realizamos a convite do governo holandês,o Maeslant Kering, em Hook van Holland, próxima a Roterdã. Um dique móvel que os holandeses consideram sua maior obra de engenharia contemporânea. É único no mundo.
São duas estruturas imensas, dois braços de 350 metros de comprimento ao todo, dispostos frontalmente, nas margens do rio Reno. A função é criar uma barreira artificial para conter o avanço das águas do mar do Norte, caso subam a mais de três metros de sua normalidade.
Isto seria suficiente para inundar mais da metade do território do país, já que 33% estão a menos de um metro do nível do mar. Há regiões, inclusive, abaixo dele. É necessário monitorar de perto o mar do Norte.
Foram investidos 10 anos de estudos para a concepção do Maeslant Kering e outros seis anos para sua construção, num investimento de 505 milhões de euros. Desde sua conclusão, em 1996, nunca houve necessidade de usá-lo, embora simulações sejam feitas uma vez por ano. Os holandeses não se cansam de lembrar da devastadora inundação de 1953, quando um terço do país foi destruído.
Acesse o link do vídeo que mostra o funcionamento do dique móvel.
http://www.youtube.com/watch?v=M_o-zJXaSNQ
http://www.youtube.com/watch?v=M_o-zJXaSNQ
0 comentários
Postar um comentário