Páginas

Arquivo

terça-feira, 28 de abril de 2009

Porta-batel do dique seco começa a ser transportado



Paralelo a inauguração das oficinas da QUIP, começou na terça-feira (28), no cais do Porto Novo, a operação de embarque da porta-batel (comporta) do dique seco. A idéia da operação é embarcar uma peça por dia de um total de cinco, com 400 toneladas cada.

De acordo com o gerente de projeto da Megatranz, responsável pelo transportes da porta-batel, Ricardo Akira koga, o embarque das peças serão realizados com a utilização de uma carreta modular hidráulica auto propelida, que possui propulsão própria com capacidade de 864 toneladas, permitindo uma operação técnica eficiente e segura. Para realizar o transporte do cais até a balsa, a carreta posiciona-se embaixo da peça, erguendo-a. Dessa maneira a conduz, através de uma rampa de ferro, até o interior da balsa. Após isso, a peça é levada até o cais Norte do dique seco, onde a mesma carreta a descarrega, retornando na balsa para o Porto Novo, para deslocar as demais peças.

A idéia é que a operação leve no mínimo cinco dias. A peça embarcada nessa terça-feira na balsa será deslocada somente na quarta-feira (29), às 6h, para o dique seco, tendo em vista que a operação exige condições climáticas favoráveis, o que geralmente ocorre na parte da manhã, quando a intensidade dos ventos é menor. O transporte do Porto Novo até a área do dique seco deve levar cerca de uma hora.

As peças, com 12 metros de altura, foram descarregadas no Porto Novo no dia 13 de junho de 2008, onde permaneceram armazenadas.

0 comentários

Postar um comentário