Milhares de caminhões transportam os grãos para silos, cooperativas e portos. No caminho um preocupação é com o desperdício. Parte da carga acaba perdida na beira das rodovias.Estudo divulgado pela Federação de Agricultura e Pecuária do Mato Grosso (Famato) mostra que os agricultores do País perdem cerca de R$ 130 milhões por ano com as péssimas condições de algumas estradas brasileiras.
O prejuízo ocorre por conta do vazamento dos grãos transportados pelos caminhões nas rodovias. Com os buracos cada vez maiores nas pistas, os motoristas não conseguem desviar dos trechos irregulares e, para evitar algo pior, reduzem de forma brusca a velocidade, fazendo com que soja, açúcar, milho e outros produtos, literalmente, caiam dos caminhões e fiquem pelo chão.
Ainda segundo o levantamento da Famato, do total de 132 milhões de toneladas da safra nacional do ano passado, cerca de 360 mil toneladas caíram dos caminhões e acabaram perdidas no caminho entre o campo e os portos brasileiros. Só no Mato Grosso, estima-se que dos 18,8 milhões de grãos, 50 mil toneladas “sumiram” ao longo das rodovias.Um desperdício que envergonha.
Isso prova mais uma vez que o Brasil fez uma opção totalmente errada quando propôs um sistema de transporte rodoviário para a safra agrícola.Isso não existe em outra parte do mundo. Nos Estados Unidos e na Europa, todos riem ao saber que o Brasil transporta a safra de milhões de toneladas por milhares de quilômetros em cima de pneus.
O prejuízo ocorre por conta do vazamento dos grãos transportados pelos caminhões nas rodovias. Com os buracos cada vez maiores nas pistas, os motoristas não conseguem desviar dos trechos irregulares e, para evitar algo pior, reduzem de forma brusca a velocidade, fazendo com que soja, açúcar, milho e outros produtos, literalmente, caiam dos caminhões e fiquem pelo chão.
Ainda segundo o levantamento da Famato, do total de 132 milhões de toneladas da safra nacional do ano passado, cerca de 360 mil toneladas caíram dos caminhões e acabaram perdidas no caminho entre o campo e os portos brasileiros. Só no Mato Grosso, estima-se que dos 18,8 milhões de grãos, 50 mil toneladas “sumiram” ao longo das rodovias.Um desperdício que envergonha.
Isso prova mais uma vez que o Brasil fez uma opção totalmente errada quando propôs um sistema de transporte rodoviário para a safra agrícola.Isso não existe em outra parte do mundo. Nos Estados Unidos e na Europa, todos riem ao saber que o Brasil transporta a safra de milhões de toneladas por milhares de quilômetros em cima de pneus.
É um absurdo, uma demência.E nossas hidrovias? Há anos que essa alternativa, barata e não poluente,não passa de discursos de políticos e de intermináveis reuniões em gabinetes por esse país afora.
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