sexta-feira, 16 de dezembro de 2011
Bom mercado, mas mal aproveitado
A Marinha do Brasil pode ser um excelente mercado para as micro e pequenas empresas. Só no ano passado, o órgão comprou R$ 133, 4 milhões, sendo R$ 31 milhões em alimentação e R$ 12,8 milhões em material comum (limpeza, escritório e cozinha, entre outros). Estes produtos podem facilmente ser oferecidos por pequenos negócios, segundo o capitão de fragata Antônio Liberto Cândido Vieira, do Centro de Obtenção da Marinha do Rio de Janeiro (COMRJ).
Em Rio Grande o SEBRAE/RS realizou um levantamento que apontou que as Micro e Pequenas Empresas (MPEs) do Rio Grande estão deixando de faturar aproximadamente R$ 49 milhões por ano por não fornecerem produtos e serviços aos grandes demandantes do município. Alguns grupos somam cifras que, se fornecidos localmente, movimentariam fortemente a economia da região, como os Equipamentos de Proteção Individual (EPI), cuja compra gera mais de R$ 3,4 milhões por ano, exemplifica a gerente da Regional Sul do Sebrae/RS, Rosani Boeira Ribeiro.
Sugiro que os micro empresários leiam a reportagem postada neste site no dia quatro de dezembro "Pequenas empresas investem no setor petrolífero", um exemplo na Baixa Santista que pode ser aplicado no Rio Grande do Sul.
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