O episódio do lixo europeu, faz eu lembrar do caso do navio Bahamas, estão lembrados? A omissão de uma prévia vistoria especial no navio, prevista em lei, aliada à permissividade de deslocamento do navio entre vários piers do mesmo porto, levou a decisão inédita e questionável de despejo de milhares de toneladas de Ácido Súlfurico na água, em um ambiente de extrema complexidade e vulnerabilidade, que é o ponto de encontro da Laguna dos Patos com o Oceano.
Foi em 1998. Conforme informação divulgada na imprensa, o navio atracou no dia 24 de Agosto, no pier da Petrobrás, dele tendo saído no dia 28 de Agosto para o pier da Trevo, havendo descarregado, nestes dois portos 10.000 t de ácido sulfúrico. No dia 30 de Agosto, atracou no pier da Fertisul com 12.000 t remanescentes.
Segundo relatório do capitão do navio, apreendido no dia 4 de Setembro, por determinação da Procuradoria Geral da República, teria ocorrido em 25 de Agosto falha humana que provocou aumento da pressão interna em um dos tanques de carga e rompimento da gaxeta da bomba, provocando inundação da Sala de Bombas e do duto de carga. Após longa reação do ácido com a água, as válvulas do tanque de carga foram avariadas e a carga começou a escapar dos tanques para todos os outros espaços do navio.
A história foi longa e o navio foi ficando e ficando no porto, reuniões intermináveis, empurra daqui e dali as responsabilidades. Será se a história " isso não é comigo",vai se repetir?
0 comentários
Postar um comentário