Páginas

Arquivo

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Rio Grande do Sul quer aumentar fatia da hidrovia para 15% em dez anos


O Rio Grande do Sul quer aumentar fatia da hidrovia para 15% em dez anos. Desde o dia seis, o Estado está debatendo alternativas objetivando aumentar a participação da hidrovia na movimentação de cargas. Para tanto, consultores holandeses estão na capital do Estado estudando propostas de soluções relativos ao modal hidroviário. A perspectiva do Estado é aumentar a fatia do modal de 4% para 15% no período de 10 anos.


No país europeu, a hidrovia é largamente usada, uma vez que recebe incentivos fiscais que visam a transferência de carga. Segundo os consultores holandeses Win Ruijgh, presidente da Associação dos Portos de Amsterdã (Amport), e Harrie de Lajier, diretor de projetos do NEA Transport (instituto holandês de pesquisas na área de transportes), para tornar atrativa a transferência de carga para a hidrovia, é fundamental desenvolver sistemas logísticos e fluxo de mercadoria.


Na Holanda, é possível subsidiar entre 15% a 30% do custo de investimentos em embarcações, equipamentos, terminais, melhorias hidroviárias e intermodalidade. "Com a malha rodoviária gaúcha congestionada, o projeto de utilização da hidrovia garante redução de custos e aumento de competitividade para o setor produtivo do Rio Grande do Sul", ressaltou o secretário-adjunto de Infraestrutura e Logística, Adalberto Silveira Netto.

0 comentários

Postar um comentário