Um grande diretor de Jornalismo, Roberto Appel, hoje na TV GLOBO BAHIA, sempre dizia: o bom jornaista nao deve brigar com a notícia. Pois a TV GLOBO cometeu esse pecado. Refiro-me a matéria do lixo da Europa que chegou aos portos brasileiros em contêineres, denunciada pela Revista Conexão Marítima há duas semanas.
Essa história começou em Hamburgo, na Alemanha, há duas semanas quando estavamos realizando um especial sobre o porto de Hamburgo, um dos maiores da Europa. ONGS ligadas ao meio ambiente na Europa, já nos alertavam sobre esse problema e que o Brasil estava no roteiro da Máfia do lixo.
A afiliada da TV Globo no Rio Grande do Sul, RBS TV, publicou a matéria, denunciou a nível Estado, como deve ser feito no bom jornalismo. Nesta quarta feira a matéria que abre o JN, Jornal de maior audiência da TV Brasileira, é a história levantada pela Revista há duas semanas. Aliás uma matéria muito bem feita pela colega Patrícia Cavalheiro e produzida por Maurício Gasparetto.Uma briga ferrenha com a notícia. Só foi manchete do JN, porque a TV Globo foi "furada" nesta semana pela TV Record que deslocou uma equipe de São Paulo para a cidade de Rio Grande. A Globo foi segurando, segurando a matéria porque outro assunto ganhava diariamente grandes espaços em seus telejornais: a morte de Michael Jackson.
O assunto foi manchete na terça-feira no Jornal da Record. Lamentável. A Globo deu mais importância para a morte do Pop Star Michael Jackson, exatamente na mesma época que a denúncia do lixo foi feita, do que essa barbaridade, estupidez: toneladas e toneladas de lixo enviadas para o Brasil. Menos mal que a maior Rede de TV do Brasil deu a devida importância
para um assunto gravíssimo. Uma pena que brigou com a notícia.
0 comentários
Postar um comentário