A água que bebemos é a mesma que os dinossauros bebiam. O Planeta não produz água nova. Ela apenas se recicla aravés dos milênios. Mas ai vem uma perguntinha básica:
SE TODA A ÁGUA DO PLANETA SE RECICLA, POR QUE OS ALERTAS DE QUE ELA PODE FALTAR?
Especialistas respondem: porque a atividade humana vem poluindo a água em níveis alarmantes. A cada ano o mundo ganha 80 milhões de novos habitantes para consumi-la. Se chegarmos a 10 bilhões de habitantes no fim do século, manytendo o ritmo anual de consumo dos recursos naturais, o colapso será inevitável. A solução será reduzir esse consumo em 33% nos próximos vinte anos. Nesse cenário o planeta poderia repor tudo o que consumimos.
Na foto acima, dois Sudaneses bebem água dos pântanos, com tubos plásticos, especialmente
concebidos para este fim, com filtro para filtrar as larvas flutuantes,
responsáveis pela enfermidade da lombriga da Guiné. O programa distribuiu
milhões de tubos e já conseguiu reduzir em 70% esta enfermidade debilitante.
As imagens da falta de água nos países pobres são chocantes. Essa foto mostra uma favela em Mumbai, na Índia onde se pode observar um cano que serve de trilha entre o lixo e seus vazamentos que são aproveitados como fonte de água potável. E existem pessoas que insistem em lavar seus carros, nas calçadas por esse Brasil ou nos pátios, ou nas garagens de suas casas com água potável. Um enorme desperdício. Enquanto se procuram soluções para o equilíbrio entre o crescimento populacional e a preservação dos recursos, a natureza vai mandar e sempre, suas mensagens de socorro. O Planeta Terra é generoso, mas tem seus limites.
0 comentários
Postar um comentário