Páginas

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Alberto Padilla II

Quais são os principais desafios desse empreendimento?

O primeiro desafio a ser vencido é o licenciamento ambiental. Os prazos são curtos e a demanda não espera. Temos que estar com tudo pronto. O segundo desafio é a mão de obra. A indústria naval exige pessoal qualificado. Já enfrentamos esses problemas em Angra dos Reis e sabemos onde erramos e onde acertamos. A preferência será dada aos mais jovens. Vamos fazer convênios com o Senai, Prefeitura e os governos estadual e federal para implantarmos cursos de qualificação.


Após a liberação da licença ambiental, quais as outras etapas que serão implantadas?

Deveremos focar na implementação de módulos de plataformas de petróleo. Em um segundo momento, após dois anos da licença, vamos operar em plena capacidade, para atender as encomendas de plataformas inteiras. Além disso, o complexo realizará navios AHTS (Anchor Handling Tug Supply), embarcações especializadas no apoio da produção e exploração do petróleo. A meta da EBR é conquistar licitações da Petrobras. O ideal é que a EBR participe e vença alguns dos próximos leilões de navios e plataformas que serão realizados pela Petrobras. Isso proporcionaria um fluxo de caixa mais confortável. Não estamos condicionando a construção do estaleiro aos eventuais contratos com a estatal. Vamos buscar negócios com outros operadores como as petroleiras YPF, OSX, Shell e Chevron.

Porque São José do Norte foi a cidade escolhida?


A costa brasileira é carente de locais para se instalar um estaleiro. Mas o que contribuiu muito é a possibilidade de ocupar uma área plana, que tem ao seu lado águas calmas e com profundidade. O governo gaúcho tem nos apoiado e isso facilita muito a instalação de uma indústria deste porte. É necessário pensarmos em melhorar a infraestrutura da região e ai é que entra a parte do governo. Estamos falando para o futuro de 15 mil postos de trabalho e é necessário ter uma boa estrutura para esses trabalhadores. Temos que pensar em hotéis, hospitais, restaurantes, escolas, acessos facilitados e rede de saneamento. O crescimento tem que ser ordenado para evitar a criação de bolsões de miséria. Vamos revolucionar essa região. Uma indústria deste porte trás junto toda a cadeia produtiva, como os fornecedores de insumos.

0 comentários

Postar um comentário