Páginas

Arquivo

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Anvisa não quer se manifestar a respeito das 750 toneladas de lixo retidas em Rio Grande

A diretora da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), de Rio Grande, Ana Gonçalves não quis se manifestar a respeito da denúncia publicada pela Revista Conexão Marítima, sobre o lixo doméstico que está retido no porto gaúcho do Rio Grande. As reportagens foram publicadas no site http://www.conexaomaritima.com.br/. Muita gente do meio portuário no Brasil diz, em off, que a Anvisa é quem tem o menor interesse de que o lixo do navio venha para a terra. O lixo de navio é classificado pela Anvisa na mesma categoria do lixo hospitalar.
Não é bem o caso, mas imaginem a situação em que um navio proveniente da Ásia, de um país que tem um surto de gripe asiática, entrega o lixo no porto e este não tem o devido destino, indo parar num aterro (lixão), onde dezenas de pessoas estão trabalhando diretamente em contato com o lixo e sem nenhuma proteção, e em poucos dias uma epidemia está instalada na cidade.
Qual é o órgão responsável? A Anvisa. Por isso, muita gente diz que para a Anvisa é mais seguro o lixo ficar no mar. Agora essas 750 toneladas de lixo que estão no porto, é uma questão de saúde pública, e é muito estranho que um orgão federal responsável pela vigilância sanitária não queira se manifestar. Afinal, para que serve a Anvisa?

0 comentários

Postar um comentário