Páginas

sábado, 22 de agosto de 2009

E o lixo chegou ao Reino Unido

Ao que parece o primeiro capítulo da novela O LIXO EUROPEU, foi encerrado. Chegou na sexta-feira no porto de Felixstowe, em Suffolk, na Inglaterra, o navio carregado com 71 contêineres com lixo exportado indevidamente ao Brasil. Os demais 18 contêineres devem retornar mais tarde. A denúncia, que teve repercussão internacional, foi feita pela Revista Conexão Marítima (http://www.conexaomaritima.com.br/).

O assunto foi abordado pela imprensa britânica: os sites dos jornais The Guardian, The Times e até o sensacionalista Daily Mail, por exemplo, noticiaram a chegada do navio e o andamento das investigações, já iniciadas pela agência.

Fica uma pergunta: se esse caso não se tornasse público, não fosse denunciado e não tivesse tido a repercussão que teve, esses contêineres seriam devolvidos para a Europa?

As providências tomadas pelas autoridades brasileiras são importantes, mas insuficientes ao meu ver. Não adianta o ministro do meio ambiente Carlos Minc visitar os portos de Santos e Rio Grande, posar para fotógrafos e cinegrafistas, virar manchete. Se faz necessária uma ação mais forte a nível de Itamaraty.O lixo é caso de saúde pública e não pode ficar lacrado em contêineres nos portos brasileiros. E pior: o Brasil já está incluído no rol dos destinatários de todo tipo de lixo.

0 comentários

Postar um comentário