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segunda-feira, 30 de junho de 2008

Tecon II


Para o presidente do Tecon Rio Grande,Paulo Bertinetti, o novo modelo de dragagem que está sendo proposto pelo Secretário Especial dos Portos (SEP), Pedro Brito, é positivo. Ele comenta:"As dragagens precisam serem feitas e qualquer modelo que venha suprir essa necessidade é interessante", comentou o executivo, que relembra que para cada aumento de um pé de calado, os navios podem sair carregados com mais 1.500 toneladas, no caso do transporte de farelo de soja.

Mas o projeto do governo anda a passos de tartaruga. Com atraso, o programa internacional de serviços de dragagem pode começar a sair do papel em julho. O ministro Pedro Brito (Secretaria Especial de Portos) informou que pretende lançar no próximo mês o edital para contratação de serviços de aprofundamento nos portos de Rio Grande (RS) e de Recife (PE), obras orçadas respectivamente em R$ 160 milhões e R$ 24,4 milhões.

Em agosto, deve ser a vez da licitação dos serviços de dragagem no porto de Santos (SP), com obras avaliadas em R$ 167,3 milhões.

A segunda fase de dragagem no porto de Itaguaí (RJ), também estava prevista para ser licitada em julho. Por falta de licença ambiental, as obras vão ter de esperar.

O programa internacional de dragagem é um plano de aprofundamento de leitos de 16 portos, somando R$ 1,2 bilhão em contratação de serviços para a dragagem de 77 milhões de metros cúbicos. O aprofundamento é considerado imprescindível para que o país seja capaz de receber navios de grande porte e se manter na principal rota marítima internacional.

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