Páginas

Arquivo

sábado, 19 de novembro de 2011

A Lei Seca


A lei que foi criada para apertar o cerco em torno de quem dirige bêbado, conseguiu de certa forma frear os motoristas irresponsáveis, mas ao mesmo tempo tornou mais difícil a punição dos infratores.Esse crime é só punido quando  resulta em tragédia. Segundo reportagem publicada na Revista Veja, a cada 13 minutos, uma família brasieira chora a perda de um parente morto em um acidente nas ruas e nas estradas. Estudos recentes feitos em São Paulo e no Distrito Federal reveleram que em 40% dos episódios, a pessoa que morreu, o motorista, o passageiro ou o pedestre, havia consumido uma dose elevada de álcool. Dose elevada é bebedeira mesmo. Há três anos, a Lei Seca foi promulgada para evitar tragédias,mas uma série de equívocos fez com que ela gerasse um efeito ao contrário.

Antes da lei, para que um motorista fosse considerado embriagado, bastava que um policial detectasse nele sinais de bebedeira. A Lei Seca estabeleceu regras. O motorista abordado pelo policial é legalmente bêbado com 0,6 gramas de álcool por litro de sangue ( três latas de cerveja). Ocorre que, se o motorista não quiser fazer o teste do bafômetro ninguém pode obrigá-lo, já que no Brasil, não se pode forçar alguém a produzir provas contra si mesmo. É só pagar uma multa de 957 reais, e a suspensão da carteira, em geral por cinco dias. São falhas da legislação. Porque estou abordando esses dados? O ser humano vai continuar infringindo as leis, ludibriar o Fisco, a Polícia e etc e etc.


De 2009 até hoje, mais de 40 000 motoristas abordados em blitze da Lei Seca no Rio de Janeiro se recusaram a fazer o teste do bafômetro

A boa notícia é que a maioria das pessoas bebe e não é alcoolista, não rouba, não mata, não estupra, só querem viver na Santa Paz de Deus.Temos que acreditar nas pessoas,se mentiu tem que ser punido. Embarque em um ônibus ou metrô em qualquer país da Europa e entenderão o que estou querendo dizer.

Os ônibus, assim como os metrôs não  têm cobrador. O passageiro pega o tíquete em uma máquina e deu.Mas se um fiscal o aborda e ele não tem o tíquete é multado. Ninguém deixa de pagar a passagem e as empresas  economizam na contratação de cobradores. É o Estado confiando  no cidadão. No Brasil se criam leis e todos desconfiam de todos ( sempre da autoridade legal). A Lei Seca é fraca porque permite que o motorista se recuse a soprar o bafômetro, e ao mesmo tempo não permite que o Policial use de bom senso quando ele achar que o velho e bom senso basta. Se foi constatado que o motorista bebeu, que sua carteira seja cassada por um ano ou mais. Causou acidente, que seja preso. Se o policial constatou que o motorista bebeu, mas está sóbrio, que o mande para casa. No Brasil desconfia-se de tudo e de todos antes e ninguém, absolutamente ninguém, é punido. É necessário punir os infratores, antes que as tragédias se consumem.

0 comentários

Postar um comentário