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domingo, 20 de novembro de 2011

Lei Seca no mar

Com o rompimento do casco do navio, cerca de 41 milhões de litros de óleo foram derramados no mar


Há cinco anos a  Marinha  estudava a possibilidade de implantar a Lei Seca na área marítima. O tema foi encaminhado para a  Diretoria de Portos e Costas, sediada em Brasília. Na época,o maior problema era obter o devido respaldo jurídico para sustentar a incorporação da nova lei, feita especificamente para o trânsito, às Normas da Autoridade Marítima.

Ainda segundo a Marinha teria que ser observado "as necessidades de treinamento de seu pessoal para aplicação dos procedimentos decorrentes, caso venha a ser comprovada a possibilidade jurídica de aplicação da lei ao condutores de embarcações, nas áreas marítimas, fluviais e lacustres".

Lembro do acidente com o petroleiro Exxon Valdez em 1989.Depois de alguns drinques nos bares da cidade de Valdez, o comandante do navio Joseph Hazelwood, juntamente com alguns oficiais, retornavam para o terminal marítimo onde estava o navio. Foram informados que a partida havia sido adiantada em uma hora. Dois rebocadores auxiliam o navio na saída.

O comandante é avisado pelo rádio, que haviam desprendido blocos de gelo que penetraram nas faixas do trafego marítimo. O navio desvia do gelo flutuante fazendo duas mudanças de curso, mas ao invés de buscar o rumo Sul, toma a direção Leste-Oeste. O Exxon Valdez vai ao encontro do seu trágico destino. O piloto não tinha licença para navegar com o navio no estreito de Prince Willian. O navio acaba batendo nos blocos de gelo. Não havia mais nada a fazer. Começava a se desenhar, um dos maiores desastres ecológicos do mundo.

A Lei Seca da Marinha seria implantada em Clubes Náuticos, em marinas. Assista a reportagem 



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