Páginas

Arquivo

terça-feira, 12 de maio de 2009

AREIA NO CAMINHO DOS PORTOS

O Programa Nacional de Dragagem (PND) foi criado em dezembro de 2007 para eliminar um grande gargalo que é a falta de dragagem nos portos brasileiros. Dois anos depois, só Recife e Itaguaí começaram os serviços de dragagem. Outros 15 terminais aguardam a licitação e início dos trabalhos.

Fonte: Estadão

Nos grandes portos, como Santos, Paranaguá e Rio Grande, as limitações ainda não afugentaram os armadores, mas têm exigido uma verdadeira ginástica na manobra dos navios. Em alguns casos, a movimentação de entrada e saída das FOTO2embarcações obedece ao regime de marés. Além disso, dependendo do tamanho, muitas não podem ser carregadas até o seu limite, sob risco de ficarem encalhadas no porto.

Entre eles está o Porto de Cabedelo (PB), terminal que já foi um dos mais importantes do Nordeste e hoje vive sob constante ameaça de paralisação. Há problemas por todos os lados. Os equipamentos são obsoletos, as defensas (que absorvem o impacto dos navios na atracação no cais) precisam ser substituídas e a profundidade do canal, numa maré privilegiada, fica entre 8,5 e 9 metros, destaca o presidente do porto, Wagner Breckenfeld.

O resultado de tantas limitações não poderia ser diferente. Hoje o porto recebe, em média, dez navios (de pequeno e médio porte) por mês. Ou seja, está praticamente parado. Segundo Breckenfeld, que culpa os administradores passados pela decadência do terminal, o PND deve elevar a profundidade do canal para 11 metros até abril de 2010, o que pode melhorar a competitividade do porto.

Em Santa Catarina, o Porto de Itajaí, que já convivia com problemas da baixa profundidade do canal de acesso, teve sua movimentação drasticamente reduzida por causa das enchentes do ano passado. Segundo o superintendente do porto, Antônio Ayres, a situação exigiu uma dragagem emergencial para restabelecer os padrões de navegabilidade do complexo portuário.

Apesar disso, os navios não podem sair totalmente carregados. Em porto de itajai 32008, diz Ayres, conseguia-se operar 800 contêineres por atracação. Hoje, esse número não passa de 450. "Por causa disso, os navios estão procurando outros portos, como Paranaguá, Imbituba e Rio Grande." Além da dragagem emergencial, o porto também será contemplado no PND, mas o início das obras está previsto apenas para fevereiro de 2010. A dúvida é saber se Itajaí conseguirá recuperar o tempo perdido.

0 comentários

Postar um comentário