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sexta-feira, 22 de maio de 2009

O túnel

A bancada gaúcha na Câmara dos Deputados aprovou, a inclusão do projeto de construção de um túnel entre Rio Grande e São José do Norte na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). A emenda garantirá os R$ 200 milhões necessários para a realização da obra. Em 2008, um estudo sobre a obra, encomendado pela Câmara de Vereadores do Rio Grande, foi encaminhado à Casa Civil na tentativa de que a construção do túnel fosse incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).


Em 11 de maio deste ano, o tema voltou à pauta durante audiência pública realizada em São José do Norte para discutir os problemas do transporte aquaviário entre as duas cidades. Ontem, o deputado federal Fernando Marroni (PT) defendeu junto à bancada gaúcha a apresentação da emenda à LDO e conseguiu o apoio dos demais parlamentares.


“Abrimos as portas para a execução da obra”, comemorou Marroni. Tradicionalmente, emendas apresentadas pelas bancadas costumam ser aprovadas.Um dos que comemorou a ação foi o ex-vereador e atual secretário de Habitação, Jair Rizzo, um dos primeiros a defender a ideia. “Essa é a mais importante notícia que recebi em toda minha vida pública, pois são 40 anos lutando por esse que será o primeiro túnel subaquático do Brasil”, justificou.


Além de solucionar um problema antigo e crônico como a travessia entre Rio Grande e São José do Norte, o túnel terá o poder de aquecer a economia regional tanto a partir da execução do projeto, propriamente dito, quanto com a ligação terrestre dos municípios de São José do Norte, Tavares e Mostardas com Rio Grande e Pelotas, as principais cidades do sul do Estado. “Essa é uma grande possibilidade que se abre à região”, disse Marroni.


O vídeo abaixo é sobre o Euro Tunel, que fica sob o Canal da Mancha, e liga a França a Inglaterra.Tem 39km de extensão, passando a 40m abaixo do leito do mar do Canal Inglês, o Túnel do Canal da Mancha é o maior metrô marítimo do mundo. Considerado o projeto de engenharia mais ambicioso e custoso de sua época, o Túnel custou 9 bilhões de libras – o suficiente para pagar a ponte Golden Gate 700 vezes.

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