Páginas

Arquivo

domingo, 25 de setembro de 2011

A inserção do VTMS nos portos brasileiros

Vasconcellos: A Praticagem continuará obrigatória nos portos brasileiros
Interessante a palestra do Capitão dos Portos do Rio Grande do Sul proferida no Navegar 2011, evento realizado pela revista Conexão Marítima.O VTMS – Vessel Traffic Management System – Sistema de Gerenciamento (Gestão) do Tráfego de Embarcações para o Porto do Rio Grande, foi abordado por Sérgio Correia Vasconcellos com enorme precisão de conhecimento.Ele vê com bons olhos a implantação de VTMS nos portos brasileiros.

Segundo Vasconcellos a implantação do VTMS, além de ser extremamente positiva sob o ponto de vista da Marinha, será um “bom negócio” para a economia, à medida que for bem concebida e o sistema for adequadamente operado, de acordo com as especificidades de cada porto.

A implantação de VTMS não impedirá a atuação dos práticos. A Praticagem continuará  obrigatória nos portos brasileiros. Vasconcellos frisou que o VTMS não tem o poder de alterar as condições meteorológicas e nem as condições de corrente, ondas e outros fatores de risco. “O VTMS é, portanto,  um conjunto de ferramentas que auxiliará a, entre outras tarefas, a monitorar e organizar o tráfego e a monitorar os fatores de risco (ambientais ou não), contribuindo para a eficiência e segurança das operações no porto”, disse.

O Comandante da Capitania gaúcha destacou que espera que, com o aumento do grau de controle proporcionado pelo VTMS, somado ao estabelecimento dos parâmetros operacionais corretos, decorrentes das simulações de manobra em ambiente virtual, a frequencia dos chamados “riscos de manobra” diminua sensivelmente no Porto do Rio Grande.

0 comentários

Postar um comentário