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sexta-feira, 23 de setembro de 2011

O exemplo de Long Beach

Long Beach é um importante braço econômico de Los Angeles e um dos portos mais movimentados da América do Norte
Nos Estados Unidos, o porto de Long Beach implantou projetos  pela qualidade da água e do ar e por outras vantagens ambientais. Para preservar a qualidade do ar, por exemplo  desde outubro de 2008 não entra na área portuária caminhões cujo ano de fabricação seja 1988 ou mais antigo. Só com essa atitude, o porto reduziu em 50% a emissão de gases poluentes. O projeto do Porto Verde demorou oito meses para ser implantado.Foram necessários US$ 2 milhões de investimento inicial.



Esse investimento é também para sociedade, pois o porto tem responsabilidade social e deve contribuir com o desenvolvimento da cidade.Quando for totalmente implantado, o programa terá banido 16 000 caminhões “sujos”, diminuindo em 80% as emissões tóxicas. O programa inclui subsídios para que as transportadoras ou motoristas só paguem 20% do preço ao comprar caminhões novos, financiados em parte por uma taxa de 35 dólares por contêiner cobrada de importadores e exportadores. As autoridades portuárias também se propõem a adquirir os caminhões fabricados antes de 1989 por 5 000 dólares cada um.

Programa reduziu  em 50% a emissão de gases poluentes

O rótulo de “porto verde” e de empreendimento preocupado com a gestão ambiental portuária deixa usuários e investidores com um pé atrás, por acreditarem que esse tipo de iniciativa torna as operações portuárias mais caras. A questão é cultural. A população distingue um empreendimento público como líder da qualidade ambiental. É preciso envolver e educar a comunidade, mostrando a  importância do Porto e também da preservação ambiental.

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