Páginas

Arquivo

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Consultor alerta para nova bolha no transporte marítimo


O setor de transporte marítimo permanecerá turbulento, apesar das lições da recessão mundial, alertou um executivo do Lloyd`s Register Fairplay. Segundo ele, essa situação pode significar uma nova bolha. Christopher Pålsson, que também é um consultor sênior, disse que o aumento das encomendas de navios nos últimos anos significa que muitas empresas do setor podem não se recuperar antes do próximo ano. "O transporte marítimo tem um histórico de exagero nas reações da mesma forma que exagera nas encomendas.



Os principais mercados conduzem um aumento das encomendas", declarou. Baixas taxas de juros combinadas com a volta do crédito e uma eventual recuperação do comércio mundial pavimentam o caminho para uma nova bolha, aviou Pålsson.


Um estudo do LRF and IHS Global Insight prevê que a oferta de espaço no transporte de contêineres crescerá 8,9% ao ano, em média, até 2013, enquanto que a demanda aumentará apenas 4% por ano. Nesse quesito, um armador que está numa situação confortável é a Evergreen, que praticamente não tem encomendas de embarcações para os próximos anos. Pålsson prevê uma modesta recuperação do setor apenas para meados de 2010.

0 comentários

Postar um comentário