Reportagem publicada no Jornal do Commercio/PE, relata que o Terminal de Contêineres do Porto de Suape (Tecon-Suape) concluiu um investimento de R$ 20 milhões, aumentando o seu pátio para armazenar contêineres. Também investiu na compra de equipamentos como empilhadeiras, e caminhões que serão usados na movimentação de carga no pátio.
Com a expansão, a área de armazenagem do Tecon saiu de 230 mil metros quadrados para 300 mil metros quadrados, atingindo todo o terreno previsto na primeira fase do empreendimento. As obras foram iniciadas em novembro e estão sendo encerradas este mês.
“Os equipamentos estão chegando e a nossa expectativa é que haja uma movimentação maior de carga no segundo semestre”, comentou o presidente do Tecon-Suape, Sérgio Kano. Nos quatro primeiros meses deste ano, a movimentação de carga caiu 15% no Tecon-Suape devido à crise global, que provocou uma queda na atividade econômica de vários países do mundo, sendo maior nos países desenvolvidos. "As exportações estavam crescendo muito nos últimos três anos. Depois da crise, caíram as exportações e as importações caíram muito mais”, afirmou Kano.
As exportações caíram porque muitas empresas nos Estados Unidos e Europa deixaram de fazer suas encomendas devido à turbulência econômica. O Porto de Suape sempre foi tradicionalmente importador e as compras feitas ao exterior diminuíram porque ocorreu uma redução do consumo. A movimentação de cargas caiu, em todo o mundo, devido aos problemas provocados pela crise, como a falta de crédito, queda na atividade econômica etc.
As melhorias no terminal serão inauguradas, oficialmente, pela presidente da Filipinas, Gloria Arroyo, que virá ao País para fazer uma visita oficial ao presidente Lula, no Rio de Janeiro. Antes do encontro com o presidente, ela chega ao Recife no dia 22 de junho, janta à noite com o governador Eduardo Campos (PSB) e no dia 23 participa do evento no Tecon.
0 comentários
Postar um comentário