Acidentes com grandes navios petroleiros têm tido uma grande participação na triste história dos desastres ambientais. Carregados com centenas de milhares de toneladas de petróleo, esses gigantescos navios fazem um estrago de proporções equivalentes, que se espalham por milhares de quilômetros.
Um grupo de pesquisadores europeus resolveu atacar de frente esse problema. Eles começaram a construir um navio de recuperação de óleo derramado que foi projetado justamente para operar em mar extremamente agitado, a condição prática onde ele é mais necessário.
O navio tem uma estrutura de três cascos - chamada trimaram - com 138 metros de comprimento e 38 metros de largura. Os dois cascos laterais ajudam a estabilizar o navio, tornando-o capaz de suportar ventos de força nove e mares com agitação de até força sete. Mais importante, os dois cascos criam dois canais com oito metros de largura de águas calmas onde os equipamentos de recuperação de óleo podem funcionar a todo vapor.
Os equipamentos de recuperação são uma correia transportadora, que recupera até 99% do óleo mais viscoso, e uma barragem feita com material leve, que dá o acabamento final ao trabalho, retirando o óleo mais leve.
0 comentários
Postar um comentário