Rádio Nederland
Vincent Van Gogh não teria cortado sua própria orelha. Seu amigo, e também pintor, Paul Gauguin, teria feito isso. É o que dizem dois alemães depois de anos de pesquisa. Segundo eles, Gauguin inventou a história da automutilação de Van Gogh para se isentar de qualquer acusação.
Vincent Van Gogh não tinha nenhum motivo para cortar sua orelha. Gauguin mentiu para se livrar, e Van Gogh não queira traí-lo." Esta é, em resumo, a teoria do historiador e romanista Hans Kaufmann e da historiadora da arte Rita Wildegans. "Não tenho nenhuma prova concreta", disse Kaufmann por telefone da Alemanha.
Mas em um segundo telefonema, ele afirmou que está, sim, 100% convencido de sua teoria. "Gauguin deixou a cidade depois do incidente, deixando todos os seus pertences para trás. Primeiro ele teria dito ao médico e ao hospital que Vincent, na noite anterior, estava perturbado.
Só na manhã seguinte descobriu que Van Gogh tinha cortado sua orelha. Gauguin fez esta declaração quando foi interrogado pela polícia. Mas por que se recusou a visitar Van Gogh no hospital, apesar dos pedidos do amigo? Ele inventou esta história de automutilação para se livrar de qualquer problema", diz Hans Kaufmann.
Saiba mais http://www.parceria.nl/cultura/20090506-ct-Van_Gogh
0 comentários
Postar um comentário