Páginas

Arquivo

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Uma boa notícia para o Brasil

 

 DSC07950p A notícia publicada pelo Jornal gaúcho Zero Hora (RBS), sobre o acordo assinado entre o grupo Wtorre com a Keppel Fels, de Cingapura, prevendo a fusão de suas operações, não é só boa para Rio Grande, mas para o país.  A Keppel Fels é uma das maiores fabricantes de plataformas de petróleo do mundo e que já atua no Brasil. A entrada dos asiáticos na operação vai permitir o avanço do investimento de R$ 450 milhões no novo estaleiro, que deve ser destinado à produção de cascos para plataformas de petróleo do tipo FPSO (módulos instalados sobre cascos de navios). A ideia é atender à demanda da Petrobras, que prepara uma licitação para aquisição de 12 dessas estruturas, e de petroleiras do resto do mundo.

 

 

DSC07929p A ampliação do polo será feita sob o comando da multinacional asiática, que vai adquirir o controle acionário da WTorre Óleo e Gás, atual subsidiária do grupo WTorre que hoje opera o Dique Seco e será responsável pelo novo empreendimento. Os valores da negociação e a participação acionária que caberá à WTorre e aos asiáticos na nova companhia não foram revelados.
O complexo ainda será completado por um terceiro projeto, um condomínio industrial para receber sistemistas voltados à fabricação de componentes para embarcações.

O novo estaleiro deve ficar pronto de seis a oito meses depois do início da construção. Para ser ter uma idéia da grandiosidade do projeto que é uma realidade, em operação, deve ampliar em 900% a capacidade inicial de processamento de aço. Vai subir das 500 toneladas/mês do Dique Seco para 5 mil toneladas/mês, totalizando um potencial para gerar 24 mil empregos simultâneos nas construções de embarcações. Ao todo, seriam 60 mil toneladas por ano – o que colocaria o empreendimento entre os principais do planeta. Saiba como vai funcionar o dique seco de Rio Grande nesta animaçao feita pela Petrobras.

 

Animação Dique Seco Rio Grande-RS

0 comentários

Postar um comentário