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domingo, 10 de maio de 2009

Uma boa notícia: contrato da dragagem de aprofundamento do porto do Rio Grande será assinado nesta semana

SUPRG Silver Wind 018

O subsecretário de Portos da Secretaria Especial de Portos da Presidência da República (SEP), Fernando Victor Carvalho, informou que nesta semana será assinado o contrato com o consórcio formado pelas empresas Odebrecht e Jan de Nul para o início da dragagem de aprofundamento do canal de acesso ao Porto do Rio Grande. O subsecretário chegou ao município gaúcho na última quinta-feira (07), acompanhado de representantes da SEP, da Casa Civil, do Centro de Excelência em Engenharia de Transportes (Centran), e dos ministérios do Planejamento e da Fazenda. A visita da comitiva que participa da Sala de Situação, onde são discutidos em reuniões mensais em Brasília o andamento das obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), teve como objetivo conhecer os locais contemplados para receber investimento do Governo Federal e o andamento da obra dos Molhes da Barra.

SUPRG Silver Wind 126 A dragagem será de 14 para 18 metros, no canal externo (fora dos Molhes da Barra) e de 14 para 16 metros, no canal interno (entre os Molhes e o píer petroleiro)

O Porto do Rio Grande conta com três obras incluídas no PAC. Em andamento encontra-se o prolongamento dos Molhes da Barra do Rio Grande, onde a comitiva esteve na última quinta-feira (07). De acordo com o diretor de contratos da Odebrecht, empresa integrante do consórcio CBPO que é responsável pela ampliação, Mauro Darzé, a obra dos Molhes está em ritmo acelerado, atuando em três turnos de trabalho para concluí-la em dezembro deste ano. “O Molhe Oeste (Rio Grande) já foi ampliado em 340 metros, de um total de 700 metros e o Molhe Leste (São José do Norte) está com 150 metros dos 350 metros previstos. No entanto, cabe salientar que as bases submersas dos dois molhes já estão concluídas em toda a sua extensão. Estamos dentro do cronograma”, salientou Darzé. A previsão é que a obra consuma até sua conclusão R$ 515 milhões.

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