Páginas

Arquivo

terça-feira, 12 de julho de 2011

Vídeo:Fepam libera instalação do Oceanário Brasil

A torre mirante terá 55 metros de altura
A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) expediu no dia 11 e julho, a Licença de Instalação (LI) do Oceanário Brasil, um Complexo Educacional, Científico, Tecnológico e de Desenvolvimento do País, proposto pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Inédito pelas suas proporções em toda a América Latina, o Oceanário Brasil ocupará uma área de 176 hectares, junto ao antigo Terminal Turístico, entre o centro do Balneário Cassino e os Molhes da Barra, na cidade do Rio Grande. “Estamos com tudo pronto para iniciar as obras”, disse o reitor João Carlos Brahm Cousin. A licitação para a primeira fase da construção foi realizada em dezembro de 2009, tendo como vencedora a empresa UNI Engenharia Ltda, contratada por R$ 82.627.307,94.

A LI contempla a implantação do edifício Oceanário, torre mirante de 55m de altura, e prédios para alojamento, apoio de serviços e quarentena; além de vias de circulação interna, áreas de estacionamento, espelhos d’água, reservatórios de águas salgada e doce, entre outros.
 
 
O Oceanário foi planejado para respeitar as demandas ambientais e terá a sustentabilidade como tema importante, por isso prevê a implantação de programas ambientais como monitoramento da qualidade da água superficial e da água subterrânea; de gerenciamento de resíduos sólidos, de resgate da fauna; de educação ambiental, de pesquisa e monitoramento arqueológicos.

Todo o projeto arquitetônico e ambiental está orçado em aproximadamente R$ 140 milhões. O complexo conterá diversas alas, com a reprodução de habitats naturais de todas as regiões do Brasil e ambientes interligados que têm grande importância na manutenção dos ecossistemas. A mostra terá desde o Continente Antártico até os rios da Amazônia, passando pelo Pantanal e, claro, a região Sul do Brasil. Também contará com áreas administrativas, técnicas e científicas.

0 comentários

Postar um comentário