Estudo indicou carência de Oficiais de Marinha Mercante e apontou como causas:
Evasão (superior a 60%)
Expansão do mercado (principalmente apoio marítimo e Petrobrás), tendo como conseqüência imediata um programa de incorporação de 237 embarcações de transporte e de apoio marítimo a serem entregues até 2013.
Formação insuficiente de oficiais frente à demanda crescente
Resolução Normativa nº 72, do Conselho Nacional de Imigração, que estabelece que embarcações estrangeiras operando em águas brasileiras por período superior a 90 dias têm que incorporar à sua tripulação Oficiais brasileiros. O percentual de oficiais a ser incorporado aumenta com a extensão do período de operação.
CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES
A atual carência de OMM’s brasileiros é administrável, porém o crescimento dessa carência, sem intervenção governamental, poderá afetar negativamente o desenvolvimento das atividades de marinha mercante, atingindo, em cadeia, diversos setores tais como transporte rodoviário, petroquímica e construção naval.
Uma intervenção governamental efetiva poderá reduzir a curto prazo os efeitos nocivos da carência de OMM’s e eliminá-los em alguns anos. Se nada for feito, o déficit de oficiais chegará a 1.400 em 2013.
Uma solução sugerida é o aumento substancial da quantidade de matrículas nas EFOMM’s, bem como a ampliação de suas capacidades. A DPC já tomou todas as providências ao seu alcance para solucionar esse desequilíbrio de oferta e demanda e conseguiu minorá-lo. A previsão é operar a 82% de sua capacidade plena de 2008 a 2010 e a 100% de 2010 em diante (544 OMM’s formados por ano).
A partir de 2012 a insuficiência de oferta de OMM’s brasileiros pode ser remediada aumentando-se já em 2009 a capacidade das Escolas de Formação de Oficiais de Marinha Mercante para 1.300. Esse número leva em conta a admissão de oficiais estrangeiros até 2011, que irá reduzir a carência prevista para 2012 dos 1311 oficiais previstos, para 210.
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