Páginas

Arquivo

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Grupo Boskalis SMIT em Rio Grande



Tendo como palco a Estação Naval do Rio Grande, o Grupo Boskalis SMIT inaugurou sua nova filial na cidade gaúcha sede do único porto marítimo do Estado. Na oportunidade, a direção do Grupo apresentou os dois rebocadores que vão operar em Rio Grande: o Smit Caripuna e Smit Carajá. O evento contou com a presença do Diretor de operações da Smit Rebras – Rebocadores do Brasil, Pieter van Stein. Em Rio Grande o Grupo é administrado por Richard J.R.Grantham. Abaixo alguns momentos  do happy hour de inauguração.

Fotos Rita Martins













Pieter van Stein,Diretor de operações da Smit Rebras


Um dos assuntos que predominou no evento da Boskalis SMIT foi o pré-sal e a necessidade de rebocadores mais potentes e para atender a enorme demanda que vem por aí.Diante deste panorama, as empresas especializadas em apoio portuário não veem outra opção senão investir em equipamentos maiores, mais potentes e com flexibilidade para atender à diversidade da frota de navios em circulação no país.

Em seu discurso em Rio Grande, o Diretor de operações da Smit Rebras,  Pieter van Stein, disse que armadores e práticos têm exigido rebocadores cada vez mais potentes e manobráveis, em função da chegada de navios maiores, em consequência do aumento de calado nos portos brasileiros.O executivo ressalta que apesar dos investimentos das empresas de apoio portuário em equipamentos nos últimos cinco anos, ainda existe uma carência de rebocadores adequados,com propulsão moderna, mais de 35 toneladas de bollard pull e menos de 25 anos de idade,em vários portos nacionais.






Smit Caripuna e Smit Carajá, atracados no Porto do Rio Grande (RS)


A frota da empresa (rebocadores) do grupo Boskalis é composta por 21 rebocadores azimutais, sendo 15 unidades com 50 toneladas de bollard pull e seis embarcações com 70 toneladas de bollard pull. Atualmente, a empresa está em fase final de negociação com alguns estaleiros brasileiros para construção de mais 12 rebocadores, investimento que deverá ultrapassar R$ 125 milhões.A empresa iniciou suas operações no país em fevereiro de 2008, no porto de Santos, e hoje já opera em São Luís, Vitória, Sepetiba, Angra, Santos, Paranaguá, e agora em Rio Grande. Abaixo, assista o vídeo da empresa.






2 comentários

Patrick Picaluga 24 de janeiro de 2012 às 18:16

muito legal a reportagem. eu estava no coquetel tbm (1º da esq para direita da tripulação).
se puder add os links dos blogs Colaboradores SMIT RG e Navios em Rio Grande, ficarei agradecido. Ja add o de vcs.

abraços, patrick

Patrick Picaluga 24 de janeiro de 2012 às 18:27

segue abaixo os links:

http://naviosemriogrande.blogspot.com/
http://smitrg.blogspot.com/

Abraços, patrick

Postar um comentário