Páginas

Arquivo

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Içamento da P-55


 

Reportagem assinada por Rafael Divério do Jornal Zero Hora (RBS) e publicada no dia 8 de dezembro revela que a união dos casco com os módulos da plataforma P-55 vai erguer de uma só vez 17,5 mil toneladas. Segundo a matéria, é como se toda a população do Rio Grande fosse erguida. A ação faz parte da união do casco com os módulos da plataforma P-55 que entra em fase final de preparação.


Cerca de 17,5 mil toneladas – o equivalente ao peso médio de mais de 210 mil pessoas em idade adulta, quase equivalente à população total de Rio Grande – serão içadas a mais de 55 metros de altura no polo naval gaúcho. A Quip está montando os suportes dos guindastes responsáveis pela operação, apresentada como o maior içamento da indústria naval mundial em todos os tempos.

Chamados de braces, os suportes devem ser concluídos até janeiro de 2012, quando o casco da plataforma chegará a águas gaúchas, depois do término da construção em Suape (PE). Esse equipamentos darão sustentação a 12 guindastes, posicionados em dois grupos de seis em cada lado da estrutura. Os suportes começaram a ser montados no mês passado. Cada brace terá 42,5 metros. Juntos, suportarão as torres de içamento que alcançarão 55,5 metros. Inédita no Brasil, a união, chamada de mating, é a marca da construção da primeira plataforma semissubmersível no Estado. O processo durará cerca de duas semanas, mas a parte inovadora está prevista para um só dia.

– Como é um peso muito grande para ser mantido em altura tão grande, precisaremos ter um dia com condições meteorológicas adequadas e fazer tudo de uma vez – explica José Simão Filho, gestor executivo da P-55.

Atualmente, 2,5 mil pessoas trabalham no Estaleiro Rio Grande (ERG). Até o final da obra, previsto para o primeiro semestre de 2012, o número de funcionários tocará no pico, com 3 mil pessoas no local.

Abaixo, o passo a passo da união. Colaboração Assessoria de Comunicação da QUIP

                                                OS PREPARATIVOS

Após a chegada do casco, começa o encaixe dos guindastes nos módulos para preparar o içamento feito pelo método de travamento.



                                                A INUNDAÇÃO


Quando os módulos atingem a altura máxima, o dique seco é inundado para receber o casco.


                                                       ETAPA CRUCIAL
                                                               

É feita a a união do casco com os módulos, ponto culminante do processo de mating e, em seguida, o dique é esvaziado novamente.



                                                     ACABAMENTO


Na conclusão do processo, outros módulos são montados sobre o casco já com as partes unidas, e o dique volta a ser inundado para a saída da plataforma concluída.




RAFAEL DIVERIO | Rio Grande / Casa Zero Hora

0 comentários

Postar um comentário