Qual a avaliação que o Sr. faz do Navegar 2011?
O Congresso NAVEGAR 2011 preencheu perfeitamente o objetivo a que se propõe: o de ser um Fórum Permanente de Discussões Pró-Desenvolvimento do Estado do RS. Neste ano, trouxe à discussão as questões ambientais relativas a energias alternativas e renováveis, dentro da lógica da Sustentabilidade. Creio que, cada vez mais, o mercado gaúcho está aberto para novos desafios tecnológicos, especialmente vinculados ao Setor Naval e Hidroportuário, pois existe um potencial ainda muito grande em nosso Estado a ser desenvolvido.
O uso das hidrovias, por exemplo, é um deles. Hoje, temos mais de 600 Km de hidrovias navegáveis que poderiam estar sendo melhor utilizados, logisticamente falando, ajudando a diminuir o número excessivo de caminhões na estrada. Da mesma forma, resta ainda quase que inexplorada a malha ferroviária em direção ao Porto do Rio Grande. A Tubovia, como forma de promover o desenvolvimento sustentável e utilizando fontes alternativas e renováveis, quase que inexiste em nosso estado. O novo Cluster naval, que se instala na metade Sul do RS, é extremamente dependente de parques metalmecânicos de fora da região, com custos logísticos ainda caros. O RS ainda não dispõe de Aeroporto Internacional de Cargas, que deveria estar instalado na Região próxima ao Porto do Rio Grande.
Já foram definidos os temas do Navegar 2012?
Estamos trabalhando com nomes de repercussão internacional que possam ajudar a coletividade portuária, naval e de serviços afins a vislumbrarem as possibilidades de mercado atual e futuro que esses segmentos podem proporcionar. Cabe salientar que, como neste ano, estaremos promovendo a 1ª FEIRA DO POLO NAVAL RS, juntamente com os setores de Portos, Terminais e Logística e Transportes, o Congresso NAVEGAR 2012 precisará sofrerá uma certa adequação a esse novo momento.
Porque o evento será realizado em Rio Grande?
Já há bastante tempo que a cidade do Rio Grande merece uma Feira do porte que estamos planejando juntamente com o Congresso Internacional NAVEGAR. Teremos grandes aliados nesse projeto como: a Prefeitura Municipal do Rio Grande, a Universidade Federal (FURG), que estará promovendo uma série de eventos paralelos, focados na Inovação tecnológica; a Petrobras, que será a patrocinadora âncora dos eventos, já que é o motivo da existência do Novo Polo Naval que aqui se instala; o estado do RS, através da AGDI-Agência de Desenvolvimento do governo gaúcho; e, tantas entidades representativas do Setor, como ABENAV, SINAVAL, ONIP, ABTP, ANTF, SEBRAE, APEX, FIERGS, entre outras. O Porto do Rio Grande, é claro, capitaneia tudo isso, pois é em sua área de administração que tudo isso acontece.
0 comentários
Postar um comentário