Páginas

Arquivo

terça-feira, 25 de outubro de 2011

ESCLARECIMENTO DO CONAPRA


O jornalista Sérgio Brandão, da assessoria de imprensa do Conselho Nacional de Praticagem (CONAPRA), envia um esclarecimento a respeito da notícia publicada  aqui com o título FALTAM PRÁTICOS NO NORTE. A notícia enviada está na íntegra:

 
Sobre nota intitulada “Faltam práticos no Norte”, publicada neste portal no último dia 23, o Conselho Nacional de Praticagem gostaria de esclarecer:

A Zona de Praticagem 01 (ZP-01), na região norte, que cobre uma área que vai da foz do Rio Amazonas, em Fazendinha, no Amapá, até Itacoatiara, no próprio estado do Amazonas, terá o seu efetivo de práticos acrescido em cinquenta porcento, após a conclusão de todas as etapas do processo seletivo de 2011 à categoria de praticante de prático, promovido pela Diretoria de Portos e Costas da Marinha do Brasil (DPC).

Com este aumento do número de profissionais em atividade, as associações locais de praticagem esperam acabar com os eventuais atrasos ocorridos na ZP-01, ainda muito pequenos se levado em conta o movimento existente na região.

A navegação amazônica possui uma série de peculiaridades, em que devem ser consideradas as distâncias envolvidas, a completa dependência da malha aérea comercial, sensivelmente afetada pela alta estação e as adversas condições meteorológicas reinantes, além dos grandes trechos de deslocamentos terrestres. Nesta área, a praticagem usualmente necessita alugar pequenas aeronaves para atender ao armador, o que, por vezes, devido às restrições de aeronaves locais disponíveis, não atende às necessidades de deslocamento dos práticos.

Vale ressaltar que embarcar e desembarcar um prático de um navio nessa região requer aprimorado conhecimento de logística amazônica, haja vista que apenas no trecho supracitado, Fazendinha/AP – Itacoatiara/AM, a distância de navegação ultrapassa os 1.100 km.

Daí a importância de se compreender o que é manter um serviço de praticagem na região amazônica, com todas as suas dificuldades de infraestrutura e, mesmo assim, considerado um serviço de excelência mundial.

0 comentários

Postar um comentário