Na apresentação para a direção e a equipe de
engenheiros da SUPRG, Pires defendeu a ideia da construção de um túnel
subaquático como acesso entre as duas cidades. Os empresários explicaram o
processo para a construção do túnel utilizando como exemplo o projeto que já
está em desenvolvimento no México. Neste caso, a obra terá duração de 1 ano e
meio e o túnel terá extensão de 1.200 metros, sendo que a colocação de cada
módulo leva em torno de 10 dias. Para a cidade do Rio
Grande, seria preciso definir um local para a construção do túnel e, a partir
disso, precisar uma extensão e estimar um custo para a obra.
Para o Superintendente do Porto, Dirceu Lopes, a
escolha da melhor alternativa para a ligação entre as cidades deve levar em
conta o crescimento do Porto do Rio Grande. “Temos a necessidade dessa ligação
a seco. Iremos desenvolver conversas com o governo estadual e o governo federal
na busca de viabilizar essa melhoria. Entretanto, é preciso avaliar a melhor
opção que não inviabilizaria uma das nossas vantagens que é a possibilidade de
ter calado condizente com o constante crescimento de tamanho dos navios”,
observou.
O deputado Alexandre
destacou a importância de debater o projeto para a ligação. “É um momento em
que temos que unir esforços no sentido de buscar parceiros com interesse de
possibilitar essa ligação entre os municípios. Precisamos receber um número
significativo de propostas, não só em relação ao local mais adequado para o
túnel, mas também para a definição da ligação através de um túnel, uma ponte ou
até um sistema híbrido”, disse.
O assunto será levado
até o Governo Federal através do Departamento Nacional de Infraestrutura de
Transportes (DNIT) e ao Governo Estadual através da Secretaria de
Infraestrutura e Logística e Secretaria de Desenvolvimento do RS. A Boskalis é uma empresa
holandesa com sede no Brasil, que atua com dragagem e obras
subaquáticas. A empresa tem experiência na construção de túneis subaquáticos
modulares.
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