Páginas

Arquivo

sábado, 3 de março de 2012

Gestão de Resíduos Sólidos será debatida no Seminário de Direito




Na tarde do primeiro dia do Seminário de Direito da Feira do Polo Naval (21/03) será realizado o painel ambiental, com palestras e debates sobre um assunto de grande importância para a comunidade rio-grandina: a Gestão de Resíduos Sólidos e sua vinculação com o Licenciamento Ambiental de empreendimentos ligados ao Polo Naval.

Os palestrantes do Painel Ambiental serão: a advogada Luisa Falkenberg, que falará sobre a  Política Nacional de Resíduos Sólidos, o técnico do Serviço de Licenciamento de Atividades Industriais da Fundação Estadual de Proteção Ambiental do RS - FEPAM), Sr. Mário Rogério Kolberg Soares, que discorrerá sobre a importância da Gestão de Resíduos no Licenciamento Ambiental de empreendimentos ligados ao Polo Naval, e a Sra. Mônica Wendt, Coordenadora de Meio Ambiente da empresa Engevix Construções Oceânicas S/A , apresentar um case de gestão de resíduos da empresa Ecovix. O painel será coordenado pelo Prof. Dr. Carlos André Birnfeld, diretor da Faculdade de Direito da FURG.

A seguir, confira a entrevista  com a Dra. Luisa Falkenberg:




O que será discutido no Painel II Direito Ambiental do Seminário de Direito da Feira do Polo Naval?

A área ambiental é extremamente abrangente e de interesse direto para todas as empresas do Polo Naval. Dada a amplitude da matéria houve a necessidade de escolher um tema que viesse ao encontro dos anseios mais recentes do empresariado. O tema proposto é Resíduos Sólidos, mais especificamente a Política Nacional promulgada através da Lei 12.305 de agosto de 2010.

Qual a relevância do tema para as empresas do Polo Naval?

No RS a Política de Resíduos Sólidos data de 1994, sendo que, no momento, as empresas terão que fazer adequação do que já é exigido pelos órgãos ambientais do Estado às novas exigências da Política Nacional.O objetivo do Painel, dessa forma, é informar o que vai mudar com a Política Nacional e como as empresas devem proceder para evitar penalizações ambientais.


Os riscos a serem avaliados incluem multa, prejuízo para a imagem da empresa

Qual a sua experiência sobre o tema?

Nosso escritório atua na área do direito ambiental desde 1990, tendo como premissa contribuir para que as empresas deixem de ser reativas e passem a adotar uma atitude preventiva, sempre que possível. Esta opção exige constante processo de informação e capacitação o que fazemos através de palestras, cursos e consultorias. Durante o ano de 2011 realizamos muitos eventos em torno do tema resíduos sólidos, contribuindo para que as empresas saibam exatamente o que devem continuar fazendo e as novas exigências que devem cumprir.

Quais os riscos para uma empresa ao não fazer gestão dos seus resíduos?

Existem responsabilidades atribuídas às empresas não só na Política Nacional, mas também na Política de Resíduos do Rio Grande do Sul, além das já existentes na Legislação Ambiental Brasileira, de forma genérica.Os riscos a serem avaliados incluem multa, prejuízo para a imagem da empresa, possibilidade de embargo da atividade, cancelamento de licença para operar, reparação de dano, indenização, processo-crime envolvendo pessoas físicas e jurídica, entre outros.

 E quais os benefícios?

Todos os decorrentes do cumprimento da legislação, o que confere à empresa maior poder de competitividade.


Seminário de Direito

O Seminário de Direito tem como objetivo apresentar temas jurídicos relevantes ao desenvolvimento econômico, social e ambiental dos setores naval e portuário do Rio Grande do Sul, através da promoção de palestras e debates entre empresários, operadores do Direito, agentes públicos e a comunidade acadêmica.

Data: 21 e 22 de março
Inscrições: seminariodedireito@polonavalrs.com.br
arthur@rochabaptista.com.br


Serviço:

1ª Feira do Polo Naval RS
Data: de 20 a 23 de março de 2012
Horário: das 15h às 22h
Local: Campus Carreiros da Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
Site: www.polonavalrs.com.br

0 comentários

Postar um comentário