Páginas

Arquivo

domingo, 11 de março de 2012

A Quip qualifica seus soldadores




No Polo Naval do Rio Grande (RS), a falta de mão deobra qualificada para a indústria naval  principalmente de soldadores, e a proposta de aproveitar trabalhadores do Município nas obras de construção de plataformas de petróleo, levaram a Quip S/A a montar uma escolinha de solda. Abaixo a reportagem assinada por Carmen Ziebell do Jornal Agora/RS.
Em funcionamento na oficina que a empresa utiliza no Estaleiro Rio Grande, a escolinha prepara mão-de-obra para realizar os processos de solda de que ela necessita. Para tanto, a Quip chegou a criar um equipamento que é um simulador de habilidades em solda controlado por computador, que mede a curva de habilidade do trabalhador.
O projeto da escolinha começou a ser colocado em prática em setembro de 2010 e já qualificou soldadores em três ciclos. No primeiro, formaram-se 15 trabalhadores-alunos em 90 dias. Do primeiro para o segundo, foi obtida uma boa evolução – foram capacitados também 15 trabalhadores em menos de 90 dias.
O bom resultado deveu-se principalmente ao simulador, que entrou em funcionamento na metade do primeiro ciclo. Conforme Mauri Finholdt, gestor de construção e montagem da Quip na P-55, esse equipamento mostra se a pessoa tem ou não aptidão para o serviço.
No terceiro ciclo, mais sete funcionários foram formados. “Precisávamos de sete soldadores com urgência. Fizemos um curso intensivo, colocando um instrutor para cada soldador. Seis deles ficaram qualificados em 45 dias e o sétimo em 60″, relatou. Um quarto ciclo vem sendo organizado. Neste, serão capacitados trabalhadores que atuam como ajudantes e que a empresa já percebeu que têm habilidade para solda.

0 comentários

Postar um comentário